Parceria com Instituto Família Barrichello possibilita formação de profissionais em Pinhais

Parceria com Instituto Família Barrichello possibilita formação de profissionais em Pinhais

Em conjunto com o Instituto Atleta Bom de Nota e Rede Esporte para a Mudança Social, projeto visa o desenvolvimento de organizações e profissionais que atuam com o esporte para desenvolvimento humano

Representantes do Instituto Família Barrichello estiveram em Pinhais, no dia 25 de março, para realizar uma formação do Projeto Rede Esporte Treino Social (RETS) no Centro da Juventude do município. A ação é efetivada pela instituição paulista e a Rede Esporte para a Mudança Social e, em Pinhais, tem a parceria com o Instituto Atleta Bom de Nota, via Lei de Incentivo ao Esporte.

O projeto visa trabalhar o desenvolvimento gratuito e integrado de organizações e profissionais que atuam com o esporte para desenvolvimento humano, a partir de dois eixos formativos: formação técnica pedagógica na metodologia treino social para profissionais de educação física, professores e treinadores que atuam com o esporte para desenvolvimento humano; além da formação em gestão, na área de elaboração de projetos e captação de recursos via Lei de Incentivo ao Esporte, para gestores e técnicos de organizações da sociedade civil ou administração direta, que também atuam na área esportiva para transformação social com foco na elaboração e gestão de projetos.

Para cada um dos eixos há encontros presenciais e remotos, que resultam de 32 a 72 horas formativas e certificadas pelo Instituto Família Barrichello. Entre os conteúdos desenvolvidos, integrantes do método pedagógico Treino Social, estão o conceito de esporte e desenvolvimento humano em suas dimensões; habilidades e competências sociais e emocionais, conceituação e vivência prática esportiva; descoberta guiada e o papel da abordagem holística no processo de ensino do esporte, entre outras abordagens.

Segundo o professor Gil Brasil, coordenador de Projetos Instituto Atleta Bom de Nota, a equipe do Instituto Família Barrichello elogiou a estrutura do CJ. “Eles gostaram muito da cidade, o Centro da Juventude e os profissionais que deram o apoio. E dessa forma temos a intenção de apresentar uma proposta direcionada aos educadores, na área da educação socioemocional, sendo um processo formativo que considera o desenvolvimento dos aspectos sociais e emocionais dos alunos, bem como o desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais dos estudantes”, declarou Gil Brasil.

Durante a formação, estiveram presentes a prefeita de Pinhais Marli Paulino; a vice-prefeita Rosa Maria; o coordenador do Centro da Juventude Pinhais, Vilmar Rodrigues; Aderlucia, coordenadora de Projetos do Treino Social – Rio de Janeiro; Jéssica Sá Fernandes supervisora do Instituto Família Barrichello – São Paulo; professor do Instituto Família Barrichello – São Paulo, Evandro Pereira; coordenador de projetos do Instituto Atleta Bom de Nota Pinhais, professor Gil Brasil.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress