Em seu aniversário, dia 29 de março, a capital paranaense passou a contar com um novo Plenário do Tribunal do Júri. É a segunda estrutura de julgamentos com júri na cidade, e será utilizada de forma alternada entre a 1ª Vara e a 2ª Vara do Tribunal do Júri de Curitiba. Até então, havia apenas uma sala de Plenário para comportar os julgamentos de crimes dolosos contra a vida, a mesma quantidade que as outras comarcas do estado.
“É a primeira vez na história do Judiciário paranaense que a capital ganha um segundo plenário para o Tribunal do Júri. Com essa nova sala, nós podemos fazer mais julgamentos, duplicar pautas. Conseguimos dar uma melhor prestação jurisdicional para a população”, disse o juiz da 2ª Vara Privativa do Tribunal do Júri do Foro Central da Comarca da Região Metropolitana de Curitiba, Daniel Ribeiro Surdi de Avelar.
A estrutura da nova sala, inaugurada nesta terça-feira, é reduzida, mas suficiente para dar maior celeridade aos processos e auxiliar no atendimento de casos de menor complexidade. O espaço foi planejado justamente para atender tais demandas, e acomoda cerca de 40 pessoas para assistirem aos julgamentos.
O evento contemplou também a inauguração da Sala de Juízes Militares no Centro Judiciário de Curitiba. O presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), desembargador José Laurindo de Souza Netto disse, em discurso: “É muito emblemático, se percebe a arquitetura de um presídio [no Centro Judiciário de Curitiba] e hoje é uma casa de Justiça. Nos dá esperança de termos um futuro com cada vez menos presídios”.
“Ao longo da nossa carreira, alguns de nós participamos de operações no antigo presídio. É uma quebra de paradigma, esse espaço dedicado aos juízes militares é muito importante e mostra o carinho e o respeito que o Poder Judiciário tem para com a Polícia Militar”, conta o coronel Hudson Leôncio Teixeira, comandante-geral da Polícia Militar do Paraná (PMPR).
Estiveram presentes no evento o presidente da Corte paranaense; o comandante-geral da Polícia Militar do Paraná; o corregedor-geral da PMPR, Coronel Dorian Nunes Cavalheiro; o Dr. Daniel Ribeiro Surdi de Avelar, o Dr. Leonardo Bechara Stancioli, e representantes da Associação de Magistrados do Paraná (Amapar) e da Ordem dos Advogados do Brasil, seção Paraná (OAB/PR).