Dos tempos em que o município era visto ainda como um bairro de Curitiba e as enchentes assolavam diversos bairros, até 2022, muito trabalho foi realizado pelos diversos administradores que por Pinhais passaram. Este trabalho ganhou notória visibilidade, em razão da acelerada transformação em todos os bairros, a partir da primeira gestão do então prefeito Luizão Goulart, atualmente deputado federal.
Foram dois mandatos de Luizão como prefeito de Pinhais que fizeram História no município, de 2009 a 2012 e de 2013 a 2016. Obras de infraestrutura urbana e viária em todos os cantos da cidade. Um inédito programa de pavimentação asfáltica que se aproximou de 100% das vias pavimentadas; a reabertura do Hospital e Maternidade Municipal que estava desativado há anos; a implantação da Guarda Municipal; a criação de parques de esporte e lazer como o Bosque Municipal e o Bosque Bordignon; investimentos em escolas, creches, postos de saúde e melhorias nos serviços de saúde, bem como a criação de um Departamento de Regularização Fundiária, estão entre os feitos da administração de Luizão.
A vice de Luizão era Marli Paulino, conhecida ex-vereadora da cidade. E ao longo dos oito anos de mandato como vice-prefeita, Marli sempre participou ativamente da gestão. O resultado deste trabalho de ativa participação a qualificou para ganhar a confiança da população e pleitear o cargo de prefeita de Pinhais, como a sucessora de Luizão. Empreitada que foi bem-sucedida nas eleições de 2016, quando foi eleita com o compromisso de dar continuidade ao trabalho de qualidade que vinha sendo feito. Em 2020, novas eleições municipais foram realizadas. E mais uma vez Marli Paulino e Rosa Maria conquistaram uma expressiva votação, sendo reeleitas com 62,24% dos votos válidos.
Prêmio Band Cidades Excelentes
E a opção dos eleitores da cidade tem valido a pena, demonstrando que a dupla de gestoras e toda a equipe está comprometida com um único objetivo: tornar Pinhais cada dia melhor a seus moradores, trabalhadores e a quem a visita. Em novembro passado, Pinhais foi colocada entre as três cidades do país com a melhor gestão fiscal e transparência, na categoria de municípios com mais de cem mil habitantes. Trata-se do prêmio Band Cidades Excelentes. O município de Pinhais ficou em primeiro lugar no Paraná, e entre os três melhores do Brasil, na categoria Eficiência Fiscal e Transparência que avalia porcentagem de endividamento, autonomia fiscal, capacidade de investir, investimento per capita, resultado fiscal, índice de transparência e aderência ao plano de contas.
O prêmio Band Cidades Excelentes é uma parceria do Grupo Bandeirantes com o Instituto Áquila, e teve como objetivo reconhecer, fomentar e incentivar a prática da gestão pública para melhorar a realidade dos 5.570 municípios brasileiros com o “Oscar da Gestão Pública”.
Em 2021, Marli e Rosa começam o segundo mandato já com a gestão a todo vapor. A criação de uma nova secretaria municipal, de Segurança e Trânsito, havia sido aprovada no Poder Legislativo, ao término de 2020.
Secretaria Municipal de Trânsito e Segurança Pública
No início de 2021, a gestão Marli e Rosa dá início ao processo de implantação da Secretaria Municipal de Trânsito e Segurança Pública para municipalização do trânsito, entre outros objetivos, garantindo mais segurança, educação de trânsito e qualidade de vida, incluindo a coordenação da Guarda Municipal, Detran e Defesa Civil.
O ano de 2021 também já começou com diversas obras pelas ruas de Pinhais. Além de trabalhos pontuais em diferentes pontos da cidade, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop) realizou, em janeiro, uma série de melhorias na Rua Altônia, localizada no bairro Emiliano Perneta. Entre os trabalhos, ainda destaca-se o trecho próximo à Rodovia Deputado João Leopoldo Jacomel (PR 415), com a revisão no sistema de drenagem, adequando as atuais necessidades da via. Além disso, por receber um grande fluxo de veículos, principalmente nas duas primeiras quadras, em alguns trechos foi realizado o recapeamento da via.
Nova praça no Pineville
Ainda no início do ano, as máquinas da Prefeitura de Pinhais trabalharam na construção de mais uma praça para os munícipes, esta na Rua Jacarezinho – entre as Ruas Bernardo Osinski, Edinei de Lima Godoy e José Chaves de Andrade, próximo à rotatória, no bairro Pineville.
Reforma da Escola Municipal Clementina Cruz
No início de fevereiro, foram entregues à população de Pinhais as melhorias realizadas na Escola Municipal Clementina Cruz, no bairro Estância Pinhais. A unidade escolar recebeu diversas obras, com reformas de infraestrutura que levaram mais modernidade e conforto.
Obras de calçadas
Um amplo programa de construção de calçadas que já estava em andamento, segue sendo empreendido, destacando-se as calçadas em concreto poroso. O bairro Jardim Amélia foi um dos contemplados, como na Rua Getúlio Vargas. Este sistema, desenvolvido pela equipe da Prefeitura, tem uma série de benefícios, como ser permeável, o que contribui com o escoamento da água pluvial e não deixa poças nos dias chuvosos.
Outra rua que recebeu trabalhos similares, os quais também compreendem revisão no sistema de drenagem, foi a Rua Juscelino Kubitschek, que recebeu além da calçada iluminação em LED, tecnologia que tem várias vantagens em comparação a tradicional. Já a Rua Humberto Castelo Branco recebeu calçadas e, no sentido Maria Antonieta, ganhou ciclovia.
Obras de pavimentação nunca pararam durante a gestão. No Jardim Karla, por exemplo, a Rua das Acácias foi uma das contempladas, em fevereiro de 2021. Trabalho similar, que compreendeu ainda a construção de meio-fio e revisão no sistema de drenagem, aconteceu nas ruas das Laranjeiras e Pau Brasil. Os serviços nestas vias compreenderam ainda a realização de novas sinalizações e a troca da iluminação pelo sistema LED, inclusive a região do Jardim Karla está com quase 100% das vias iluminadas com este modelo.
Revitalização da Rua Manoel Bandeira
Em 12 de fevereiro de 2021, a prefeita Marli Paulino assinou, em seu gabinete, a Ordem de Serviço para o início da revitalização completa da Rua Manoel Bandeira, em toda a sua extensão, com mais de 1 Km e que liga a Avenida Iraí a Rua Carlos Drumond de Andrade, no bairro Vargem Grande. Foi feita a revisão total no sistema de drenagem, seguindo com a retirada da antiga pavimentação, terraplenagem, etc. Uma obra com valor total de R$ 2,2 milhões, com revitalização foi financiada com recursos do Sistema de Financiamento de Ações nos Municípios do Estado do Paraná (SFM), e compreendeu ainda a construção de calçada, iluminação em LED, paisagismo e nova sinalização.
Piscina térmica no CCI
Desde 2020, a prefeitura já trabalhava na construção da piscina aquecida no Centro de Convivência do Idoso (CCI), exclusiva para os idosos que utilizam o espaço, localizado no bairro Estância Pinhais. A entrega da obra ocorre no dia 24 de março.
Rua Rio Paranapanema, bairro Weissópolis
A Rua Rio Paranapanema, no bairro Weissópolis, foi outra a receber extensas obras. Ao longo de toda a via, que tem aproximadamente 2 Km, foi realizada a revisão no sistema de drenagem, construção de meio-fio e calçada em concreto, que é permeável e contribui com a absorção de água. Também em toda a via aconteceu a revitalização do asfalto e a troca da iluminação por tecnologia LED, esta muito mais econômica e durável que o sistema anterior. Entre a Avenida Iraí, até a Rua Rio Trombetas, foram construídos recuos para estacionamento. No sentido Avenida Iraí a Rua Rio Paranaíba, foi construída ciclovia com dois sentidos.
Obras no Parque Linear
Após revitalizar grande parte das margens do Rio Atuba, na divisa com Curitiba, com a construção do Parque Linear, que iniciou com a realocação de diversas famílias e a recuperação da mata ciliar, a Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop), prosseguiu com as obras nas proximidades da Rua Mandaguaçu, no bairro Emiliano Perneta, no início de março. Ao longo de todo o Parque, que compreende ainda o bairro Estância Pinhais, uma série de espaços para atividades de lazer, recreativas e de convívio social foram criados, como cancha de bocha, academias ao ar livre e quadras esportivas, além da abertura de novas ruas e criação de estacionamentos.
Obra da Unidade de Saúde do Perdizes
Em 5 de maio de 2021, foi iniciada a construção de mais uma Unidade de Saúde em Pinhais. Localizada no bairro Atuba, entre a Avenida Jacob Macanhan e as ruas Crescêncio Batista e Manoel Lucas Evangelista Neto, região popularmente conhecida como Perdizes, a obra tem previsão de término para o primeiro semestre deste ano.
Iluminação em LED
Nos últimos anos, a Prefeitura de Pinhais intensificou a instalação de iluminação com tecnologia LED nas ruas da cidade. Realizado pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop), este sistema tem muitas vantagens em comparação com a iluminação tradicional, como trazer economia de aproximadamente 50% aos cofres públicos.
Além disso, o sistema “Light Emitting Diode”, em português Diodo Emissor de Luz, é mais durável, a qualidade da luz é melhor, produz pouco calor, não tem agentes tóxicos e não causa impactos ao meio ambiente.
Somente no início de 2021, cerca de 15 ruas de Pinhais receberam esta nova iluminação, entre elas as ruas Jacarezinho (Alto Tarumã), Santa Fé (Emiliano Perneta), Renascença (Centro), Carlos Pereira Canani (Vargem Grande), Batista Ramos (Atuba), marginal da Rodovia Deputado João Leopoldo Jacomel (PR-415) e trecho do Parque Linear às margens do Rio Atuba.
Obras de mobilidade na Avenida Ayrton Senna
Melhorias no sistema de drenagem e manilhamento na Avenida Ayrton Senna da Silva, no trecho entre as ruas Clóvis Beviláqua (Vargem Grande) e Europa (Centro), próximo ao terminal de ônibus, foram realizadas a partir de meados de maio de 2021. Além dessas melhorias, a via recebeu ainda alargamento da pista e novo cruzamento na linha férrea, na Rua Cairo. Esta obra de mobilidade integra um conjunto de ações, na região, que a Prefeitura realiza, dentro do seu Plano de Governo, para a criação de um novo binário que ligará a região central de Pinhais com os bairros Vargem Grande e Weissópolis.
Escola Municipal de Educação Especial Elis de Fátima Zem
Em junho de 2021, a Prefeitura de Pinhais deu início a uma série de melhorias na estrutura da Escola Municipal de Educação Especial Elis de Fátima Zem, localizada no bairro Maria Antonieta. Entre as melhorias está a construção de um novo muro com gradil, implantação de novo acesso e uma nova rede de esgoto. Além disso, também foi realizada na escola, em toda a sua estrutura, nova instalação elétrica, substituição dos telhados e revitalização das fachadas. A unidade teve ainda a construção de uma casa adaptada com cozinha, sala, quarto para uso dos educandos no aprendizado das atividades básicas de uma casa.
Obras de drenagem nos bairros
Com o objetivo de melhorar a drenagem da água pluvial nos dias de chuvas torrenciais e intensas, a Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop), realiza constantemente, e em todos os bairros da cidade, diversas ações. Em junho de 2021, por exemplo, um amplo trabalho nesta área aconteceu na Rua Rio Negro, no bairro Weissópolis. Nesta obra, a equipe da Semop realiza a revisão total no sistema de drenagem da via, com a colocação de novo manilhamento em pontos que o sistema não estava satisfatório.
Ciclovia na Rua Humberto de Alencar Castelo Branco
As obras de mobilidade têm sido uma das prioridades da atual gestão, a exemplo do que foi feito no Jardim Amélia com a pavimentação da ciclovia na Rua Humberto de Alencar Castelo Branco, em uma extensão superior a 1,5 Km. Este trecho recebeu ainda, calçada em concreto permeável, nos dois sentidos, revisão total no sistema de drenagem, construção de meio-fio e iluminação em LED.
40 Km de pistas para ciclistas
Esta nova ciclovia soma-se com as outras pistas para ciclistas existentes em Pinhais, que têm cerca de 40 Km no total. Esta via para ciclistas liga os bairros da cidade, pontos turísticos e ainda espaços de lazer, como os Parques Lineares. Esta malha cicloviária, além de ser uma das opções de atividade física e lazer, contribui para o trabalhador que utiliza a bicicleta como meio de transporte no seu dia a dia, agilizando a sua locomoção e contribuindo com a fluidez no trânsito da cidade.
Infraestrutura e mobilidade urbana no Jardim Amélia
Em 2021, diversas ruas do bairro Jardim Amélia receberam melhorias da Prefeitura de Pinhais. A Rua Getúlio Vargas foi uma delas. Após revisão no seu sistema de drenagem e construção de calçada permeável em toda a sua extensão, que tem aproximadamente 1 Km, foram finalizados os trabalhos de recape com novo asfalto e a colocação de travessias elevadas para pedestres.
A Rua Humberto de Alencar Castelo Branco também recebeu calçada em concreto permeável, nos dois sentidos, revisão total no sistema de drenagem, construção de meio-fio, iluminação em LED e travessias elevadas. Nela também foi construída pista exclusiva para ciclistas em toda a sua extensão, que tem cerca de 1,5 Km.
Obras estruturais em duas vias do Jardim Cláudia
Obras estruturais nas ruas Clemente Itsyo Horikoshi e Aroldo de Camargo Araújo, no Jardim Cláudia, estão revitalizando a paisagem urbana e o trânsito local.
Duplicação da Avenida Maringá
Esta grande obra estrutural, que deverá beneficiar Pinhais e municípios próximos, como Curitiba, Piraquara e Colombo, chega a sua quarta e última etapa. A construção completa do sistema de drenagem é realizada atualmente nesta última etapa, que acontece em um trecho de 700 metros entre as ruas Francisco Eugênio Gomes Pereira e Joaquim Borges, nas proximidades do Cemitério Jardim da Saudade.
Este trecho terá as mesmas estruturas das anteriores, com a construção de novas pistas, estacionamento, retornos, ciclovia, calçada, paisagismo e iluminação. Esta última etapa conclui toda a duplicação da Avenida Maringá, uma importante via de Pinhais com quase 5 Km e que liga Curitiba a Colombo, passando por diversas regiões do município.
Capelas Mortuárias do Weissópolis e do Jardim Cláudia
O primeiro ano do segundo mandato da prefeita Marli Paulino e da vice Rosa Maria também foi dedicado à construção de duas Capelas Mortuárias – Weissópolis (Rua Rio Tocantins, ao lado do Centro de Referência de Assistência Social da Região Sul (Cras Sul)); e Jardim Cláudia, esta localizada na Avenida Cotinga, 2.464, esquina com a Rua Tiziu. A Capela do Weissópolis já foi entregue à população, no último dia 24 de fevereiro, como parte das comemorações do aniversário do município. A do Jardim Cláudia tem previsão de entrega para o primeiro semestre deste ano. Ambas com espaço para dois velórios simultaneamente, cada uma com área construída de aproximadamente 150 m², duas capelas, banheiros e copas individualizadas, estacionamento interno e, no Jardim Cláudia, sistema de energia fotovoltaica. As Capelas serão acessíveis para Portadores de Deficiência (PcD) e, em situação pós-pandemia. Cada uma terá capacidade total para 240 pessoas.
Meio ambiente
O meio ambiente é uma das áreas da administração que é levada a sério. Na semana em que aconteceu o Dia da Árvore, a Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), realizou uma série de atividades, entre elas, o plantio de mudas de árvores. Nesta ação, em parceria com o Instituto Federal do Paraná, houve o plantio de 18 ipês amarelos. E ainda o plantio de 34 araucárias no Parque Linear às margens do Rio Atuba, entre as ruas Mandaguaçu e Apucarana. Ainda, para marcar o Dia da Árvore, aconteceu o plantio de árvores na Escola Municipal Cândido Portinari. E ao longo do ano, as equipes da Semma trabalham com base no Plano Municipal de Arborização, e com isso são plantadas em média 1.500 árvores nativas por ano, em Pinhais. Ações de educação ambiental também estão sempre presentes, em especial, com os alunos da rede municipal de ensino.
Mutirões da Limpeza, semanalmente
A Secretaria de Meio Ambiente realiza semanalmente o Mutirão de Limpeza, sempre em uma região diferente de Pinhais. Nesta ação, entre os serviços prestados, está a coleta de madeiras e móveis inservíveis, resíduos eletroeletrônicos, entulho em pequena quantidade (até 1 m³) e pneus inservíveis.
Mutirões da Saúde
Em Pinhais, desde 2017, estão sendo realizados os Mutirões da Saúde. No final de setembro de 2021, por exemplo, foi realizado o VII Mutirão da Saúde. Promovido pela Secretaria de Saúde (SEMSA), a sétima edição priorizou o atendimento na área da pneumologia. Embora a oferta do agendamento para esta especialidade seja de responsabilidade do Governo do Estado, o município promove esta ação para diminuir o tempo de espera da população, a qual tinha usuários aguardando desde 2016. Os Mutirões de Saúde diminuíram em 70% a demanda de pacientes esperando por consultas e exames de especialidade em Pinhais.
Mutirões de Castração
Outro mutirão que já conta com edições periódicas é o Mutirão de Castração. A ação faz parte do programa Permanente de Castração de Cães e Gatos, sendo promovido pela Secretaria de Meio Ambiente (Semma), por meio da Divisão de Bem-Estar Animal (Dibea).
A ação aconteceu na sede da Semma sendo realizada de graça para aqueles animais inscritos previamente e que se enquadram nos critérios do programa, além disso, os tutores participaram da palestra educativa promovida pelo Dibea.
Para a realização do Mutirão é montada uma grande estrutura na sede da Secretaria de Meio Ambiente. Os tutores chegam com seus animais e adquirem senhas para receber o atendimento. Ao ser chamado, o cão ou gato passa por uma avaliação completa, depois pelos procedimentos de pré-operatório, tricotomia e a castração feita em um ônibus que conta com a sala de cirurgia. Durante este período, os tutores aguardam em tendas montadas para recebê-los.
O Mutirão de Castração conta com os servidores da Semma que trabalham na organização do evento, além de uma equipe de 21 profissionais, entre veterinários, cirurgiões, estagiários e auxiliares envolvidos diretamente no processo de castração que segue as recomendações do Conselho de Medicina Veterinária do Paraná, tais como: os setores individualizados, uso e limpeza dos materiais, os procedimentos e o trabalho dos profissionais. Ao final, os tutores são orientados sobre os cuidados do pós-operatório e também recebem a receita e os medicamentos (antibióticos e antiflamatórios) gratuitamente, além da microchipagem e no caso das fêmeas, a roupa cirúrgica.
Feiras de Adoção de Animais
A Secretaria de Meio Ambiente (SEMMA) promove edição periódica do evento de Adoção Animais. A ação é realizada pela Divisão de Bem-Estar Animal (DIBEA).
Quem tem interesse em adotar algum cão ou gato pode comparecer ao evento, que é aberto ao público, precisa seguir alguns critérios que envolvem a guarda responsável e será orientado pela equipe do DIBEA. Já para aquelas pessoas interessadas em doar algum bichinho, devem fazer a inscrição no DIBEA, sendo que o animal precisa estar vacinado (rábica e múltipla) e castrado.
Feira Virtual de Adoção
Além da feira presencial, o município criou o site para a Feira Virtual (adocaovirtual.pinhais.pr.gov.br), que divulga os animais para adoção. O site contém diversas informações sobre os bichinhos, fotos e o contato do tutor para o interessado entrar em contato. A página é atualizada constantemente.
Banco Municipal de Ração de Pinhais
A organização do evento ainda disponibiliza um espaço para os visitantes deixarem pacotes de ração. Todas as doações recebidas serão destinadas para o programa do Banco Municipal de Ração de Pinhais. O banco foi criado pela Lei Municipal 2.039/2018 e já disponibilizou toneladas de rações para animais que se enquadram nos critérios estabelecidos pela legislação. O programa recebe doações para que possa atender a demanda existente, de segunda a sexta, das 8h às 17h, na Rua Cairo, nº 76, Pineville.
Reserva de R$ 40 milhões para obra do Novo Hospital
Em 1º de outubro passado, a aguardada obra do Novo Hospital de Pinhais, em parceria com o Governo do Estado, deu um passo importante. Compromisso da campanha de reeleição da prefeita Marli Paulino oficializou uma nova fase do processo de construção do novo hospital de Pinhais com a confirmação da reserva de R$ 40 milhões para este fim. Neste valor, está incluso também um aporte do Governo do Estado.
“Temos um compromisso com a saúde da população de Pinhais. Só em 2020 investimos quase R$ 100 milhões nesta área. Em 2008, nossa proposta era reabrir o Hospital Municipal e assim fizemos, onde milhares de crianças já nasceram e outros atendimentos são realizados. Prometemos construir um novo Hospital e vamos fazer, com planejamento e responsabilidade. Um hospital desse porte não se faz da noite para o dia, é um projeto para essa gestão e precisamos garantir que ele funcione bem e não comprometa as finanças do município”, declarou a prefeita Marli Paulino na ocasião.
Agora, em 2022, uma audiência pública marca a apresentação à população do modelo escolhido e, posteriormente, a publicação do edital, licitação e assinatura do contrato da obra.
Comitê Gestor
Desde o início de 2021, o Comitê Gestor que alinha as decisões sobre a construção do hospital tem se reunido. O objetivo dos encontros é realizar uma série de análises, dentro das possibilidades, para agilizar e efetivar a construção do novo hospital em Pinhais e para que haja garantia da viabilidade de atendimento via SUS. Cabe ressaltar que o Novo Hospital de Pinhais será para atendimento de alta complexidade e contará com Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Já os estudos para gestão da unidade hospitalar estão a cargo da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), a qual trabalha na elaboração de estudos assistenciais, econômicos e jurídicos para a implantação do hospital de Pinhais por meio da concessão público-privada. Na prática, são análises que demonstram todos os processos de viabilidade de cada etapa da implantação, realizadas por uma equipe técnica e multidisciplinar, formada por profissionais das áreas da saúde, jurídica e de engenharia.
Importantes ações na área da saúde
Vale destacar que ao longo dos últimos anos, Pinhais efetivou importantes ações na área da saúde, as quais impactam diretamente na oferta dos serviços disponibilizados à população, como a reabertura do Hospital Municipal e Maternidade; construção da nova UPA 24h; implantação do SAMU; construção de novas unidades de saúde, além dos mutirões de especialidades que já alcançaram milhares de atendimentos.
Campanha Nacional de Multivacinação
Em outubro de 2021, o município aderiu à Campanha Nacional de Multivacinação. A ação do Ministério da Saúde faz parte do Programa Nacional de Imunização (PNI) que disponibiliza 18 tipos de vacinas para proteger crianças e adolescentes de diferentes doenças.
A campanha foi promovida durante todo o mês e foi uma iniciativa com a finalidade de atualizar a situação vacinal de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade (14 anos 11 meses e 29 dias), de acordo com as indicações do Calendário Nacional de Vacinação, mediante a avaliação do cartão ou caderneta de vacinação.
Imunização contra Covid-19
A campanha de vacinação, iniciada em 2021, tem sido bem-sucedida em imunizar um alto percentual da população do município. Até o dia 15 de março deste ano, a Prefeitura já aplicou um total de 278.657 vacinas, em pessoas a partir dos cinco anos. Quase 87% da população já recebeu a segunda dose, de acordo com critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS). Já a aplicação da primeira dose alcançou 96,83% da população, na mesma faixa etária.
Reforma na sede da Prefeitura e economia de recursos
No início do quarto trimestre de 2021, o prédio sede da Prefeitura de Pinhais passou a funcionar temporariamente em novo endereço, na Rodovia João Leopoldo Jacomel, 12.162 – no Centro de Pinhais.
O antigo prédio passa por reformas por conta do desgaste estrutural ao longo dos anos. O prédio, da década de 90, em 2001 foi adaptado para abrigar a sede administrativa da Prefeitura.
A mudança para a nova sede faz parte de um planejamento da administração municipal para melhorar o acesso da população, além de integrar um projeto de longo prazo para diminuir gastos públicos. Com a mudança para o novo endereço, outros setores se juntaram à sede da Prefeitura. É o caso de parte da Secretaria de Finanças e do Departamento de Tecnologia da Informação. Com essa integração de outros setores no prédio central, foram desocupados prédios que estavam alugados.
Novas sedes de duas escolas municipais
A Prefeitura de Pinhais lançou na última semana de outubro de 2021, dois editais para a construção das novas sedes das escolas municipais Poty Lazzarotto e Maria Cappellari. As obras de infraestrutura escolar totalizam um investimento público de mais de R$ 24 milhões.
A Escola Municipal Poty Lazzarotto é uma unidade de ensino no bairro Emiliano Perneta, localizada na Rua das Palmeiras, 159. O valor da licitação ultrapassa R$ 13 milhões. Já a Escola Maria Cappellari está localizada no bairro Maria Antonieta, na Rua Augusto Trevisan, 188. O investimento é de aproximadamente R$ 11 milhões.
Novo prédio do CMEI Vinícius de Moraes
Em 2021, também iniciaram as obras do novo prédio do CMEI – Centro Municipal de Educação Infantil Vinícius de Moraes, no Weissópolis. Este será o maior CMEI do município, em uma edificação de dois pavimentos, com 2,3 mil metros quadrados, além de capacidade para atender 264 crianças por vez.
Foi na gestão de Marli Paulino e Rosa Maria que foi entregue o novo prédio do Cmei Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, localizado no bairro Jardim Cláudia. O antigo prédio foi totalmente demolido e a estrutura com apenas duas salas substituída por uma nova com cinco, além dos demais ambientes. O novo Cmei conta com uma área construída de 617,61 m², com investimento de R$ 1.223.612,67. A obra foi executada em dois pavimentos para otimizar o atendimento da unidade de ensino.
Ainda na área da Educação, a Prefeitura de Pinhais divulgou as licitações para a construção de dois novos Centros Municipais de Educação Infantil, substituindo os prédios atuais dos Cmeis Monteiro Lobato e Rosi Galvão por maiores e mais equipadas instalações para as crianças, responsáveis e profissionais do município.
Programa de Regularização Fundiária
O programa de regularização fundiária do município, iniciado no primeiro ano da gestão do ex-prefeito Luizão, tem feito parte, também, da gestão da prefeita Marli Paulino, que comprometeu-se a dar continuidade à gestão de seu antecessor, além de iniciar as novas obras e projetos em todas as áreas. Em novembro do ano passado, foi realizada a entrega da documentação de imóveis a dezesseis famílias do Emiliano Perneta. Já em dezembro, mais uma etapa do processo de regularização fundiária da área do Perdizes II foi concluída. Foram entregues, na Escola Municipal Frei Egídio Carlotto, o cadastro municipal para mais de 250 famílias que residem no local.