“Uma cidade só presta para ser visitada se for boa para seus moradores e a inovação só vale quando transformada em processo social.” Com essa afirmação o prefeito Rafael Greca abriu a plenária Diálogo de Prefeitos, no dia 24 de março, no primeiro dia do Smart City Expo Curitiba.
O encontro reuniu um grupo de autoridades nacionais para o debate sobre como liderar cidades inteligentes a partir das transformações ocasionadas com a pandemia da Covid-19.
Além de Rafael Greca, estiveram presentes os prefeitos Ricardo Nunes, de São Paulo (SP); Eduardo Braide, de São Luís (MA); Cícero Lucena Filho, de João Pessoal (PB); João Campos, de Recife (PE) e teve Gilberto Perre, Secretário Executivo na Frente Nacional de Prefeitos, como moderador.
Além dos debatedores, o evento contou com a participação de aproximadamente 60 outros administradores municipais que estão em Curitiba para participar da 82ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), que acontece no Salão de Atos do Parque Barigui, paralelamente ao Smart City.
A primeira-dama de Curitiba, Margatita Sansone, o assessor de Articulação Política Lucas Navarro, secretários municipais de Curitiba e de outros municípios também acompanharam o encontro, entre eles Marta Suplicy, ex-prefeita de São Paulo, ex-deputada federal e atual secretária municipal de Relações Internacionais da cidade de São Paulo.
“O Brasil que já foi da casa grande e da senzala é hoje o Brasil das startups. A transformação é a vontade que o mundo tem de dar um passo à frente. A inovação só pode ser feita em clima de paz social, em clima de governabilidade, com respeito a todas as pessoas e com a negação de todos os preconceitos”, disse o prefeito Rafael Greca.
SmaRt cities
Os prefeitos discutiram suas visões sobre o que faz uma smart city (cidade inteligente), os desafios constantes para atrelar inovação à transformação social e refletiram sobre como as lideranças devem pautar estratégias e projetos capazes de melhorar a qualidade de vida dos habitantes na nova era da Transformação Digital.
Cada gestor municipal apresentou mudanças que foram implementadas em seus municípios a partir da pandemia, destacando tecnologias e soluções inovadoras promovidas e que ficarão como legado para as populações, entre elas os serviços de teleconsulta e a automatização dos processos em diferentes áreas.
Elogiado pelos colegas, Greca destacou como Curitiba está se equipando e caminha para ser referência nacional em saúde 4.0 com procedimentos adotados nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), nas Unidades Básicas de Saúde e nos hospitais que atendem a rede pública, nas políticas para assegurar moradias sociais (projeto do Bairro Novo do Caximba) e nos programas de mobilidade urbana.
Greca também apresentou ações para ampliar a rede wi-fi pública na cidade e os avanços feitos na área da governança digital, os programas na área de segurança alimentar e nutricional, com destaque para as hortas urbanas e a Fazenda Urbana. Também foram destacados os investimentos em tecnologia na área da educação, a partir de programas e projetos como os Faróis do Saber e Inovação (espaços maker) e a Robótica Educacional; programas de energia limpa, como os telhados solares e a construção da Pirâmide Solar do Caximba; e ações na segurança, com câmeras nos uniformes e veículos da Guarda Municipal.
“Precisamos viver nas cidades brasileiras com as lições do Brasil e com a capacidade de dar o nó na burocracia, de superar as dificuldades, de multiplicar a igualdade de oportunidade para todos, de provocar a verdadeira transformação deste país à altura da sua grandeza e da sua história”, completou Greca.
Tecnologia 5G
Ricardo Nunes, prefeito de São Paulo, defendeu que as cidades trabalhem arduamente para o avanço da tecnologia 5G no país, para assegurar acesso à internet para todos os cidadãos. “Vivemos a Revolução 4.0, mas ainda há áreas onde as pessoas são privadas desse acesso. Tecnologia é fundamental, razão pela qual trouxe para o evento a minha equipe de secretários, para que possamos trabalhar todos em conjunto por essa causa”, disse Nunes.
O prefeito de São Luiz, Eduardo Braide, defendeu a ampliação da conectividade entre as cidades, com a criação de um grupo para que prefeitos das capitais pudessem trocar experiências e sugeriu o nome de Rafael Greca para promover o movimento. “Uma medida simples, por vezes compartilhada, pode transformar para melhor a vida das pessoas nas cidades”, disse Braide.
Cícero Lucena Filho, prefeito de João Pessoa, destacou o que disse Greca. “Cidade Inteligente é aquela que tem preocupação de cuidar da sua gente, que promove políticas e ações para garantir igualdade social”, disse o prefeito.
A experiência implantada em Recife, com a criação do portal de serviços Conecta Recife, foi apresentada pelo prefeito João Campos. “Como administradores não podemos ter barreiras e intermediários na relação com o cidadão. Quem não compreender esse princípio não será compreendido pela sua população”, disse João Campos.