Alunos da rede municipal de Pinhais participam do Projeto Turismo nas Escolas

Alunos da rede municipal de Pinhais participam do Projeto Turismo nas Escolas

pinhais

A iniciativa procura mobilizar os participantes sobre a importância da preservação do meio ambiente e orientá-los na identificação da cultura local

 

Alunos da rede municipal de ensino de Pinhais participam do projeto Turismo nas Escolas. A iniciativa é desenvolvida pela prefeitura de Pinhais, por meio do Departamento de Apoio ao Turismo (DETUR) da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. A previsão é que, até o mês de julho, aproximadamente 1.600 alunos, do 4º ano, participem do projeto.

De acordo com Glacy Garcia Tosi, do DETUR, a ação tem como objetivo despertar e educar as crianças no que diz respeito à prática do turismo; mobilizando-as sobre a importância da preservação do meio ambiente, da identificação da cultura local e do seu importante papel no desenvolvimento da sociedade. “O projeto também tem o propósito de ser um instrumento auxiliador na consolidação do turismo no município e também um agente de sensibilização da população para as diversas questões que envolvem a atividade”, explica.

O projeto é desenvolvido em duas etapas: uma teórica e a outra prática. Durante as atividades teóricas os alunos recebem dos professores, informações sobre conceitos básicos e os benefícios do turismo para a região. Nestes encontros são abordados temas como: os limites do município, mapas, comércio, indústria, potencial turístico de Pinhais e os benefícios que o turismo proporciona (infraestrutura, geração de renda e empregos, oportunidade de negócios, etc). Também são explorados assuntos relacionados à Educação Ambiental.

Na etapa prática, os alunos realizam visitas técnicas a vários pontos turísticos do município, incluindo a Estrada Ecológica, a fim de que possam contemplar as belezas e vivenciar o turismo. “A intenção é que os alunos se tornem divulgadores destes conceitos. Com as informações recebidas, esperamos que ajudem a zelar pela preservação e conservação do meio ambiente; questões que são sempre abordadas durante as visitas”, completa Glacy.

No final do processo, os participantes desenvolvem trabalhos manuais como maquetes, recortes, colagens, pinturas, esculturas, desenhos entre outros. Algumas turmas também confeccionam textos em que expressam o que de mais interessante perceberam durante as visitas.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress