As Agentes Comunitárias de Saúde (ACS) da Prefeitura de Pinhais representaram a categoria em evento comemorativo ao Dia Internacional da Mulher, realizado no dia 7 de março, terça-feira, no Palácio Iguaçu.
A cerimônia organizada pelo governo do estado teve a oficialização do repasse de R$ 15.644.400,00 para a compra de 13.037 tablets, que serão destinados às agentes cadastradas nos estabelecimentos de Atenção Primária de Saúde (APS). Pinhais foi contemplada com 128 tablets, que serão utilizados na criação e manutenção dos cadastros de usuários e famílias que utilizam o Sistema Único de Saúde (SUS) no município. A prefeita Marli Paulino e a secretária municipal de saúde Adriane da Silva Jorge Carvalho também participaram do evento.
Nelsi Rosa Alves, servidora da Prefeitura de Pinhais, representou as agentes comunitárias de saúde do Estado no ato da entrega dos equipamentos. Os 128 tablets destinados ao programa em Pinhais, somam R$ 153.600,00 em verbas públicas. O uso dos aparelhos proporcionará maior agilidade e qualidade na atuação das profissionais, ampliando suas ações e agilizando o processo de trabalho das equipes da Atenção Básica e da Estratégia de Saúde da Família.
As mulheres são a maioria dos cadastros no programa no Paraná, totalizando 91,52%, o que demonstra o protagonismo feminino na promoção da saúde nos municípios. Os dados são de um levantamento do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), feito em novembro de 2021.
Aplicativo
Os novos tablets viabilizarão o uso do aplicativo e-SUS Território, que integra a estratégia e-SUS APS e complementa o processo de trabalho dos agentes comunitários na integração das ações de Atenção e Vigilância em Saúde, auxiliando na qualificação das informações de saúde da população.
A vantagem da plataforma é a redução no armazenamento de fichas de papel dentro das Unidades Básicas de Saúde (UBS); aumento na velocidade de compartilhamento de informação com o restante da equipe e a redução no tempo de cadastramento, manutenção e atualização dos cadastros da população de cada território.
No momento da visita domiciliar, será possível obter a localização geográfica de cada agente, via GPS, facilitando o mapeamento dos pontos de cobertura das equipes e, de volta à unidade de saúde com acesso à internet, as informações são automaticamente atualizadas no software e enviadas ao e-SUS do Ministério da Saúde.