Foram quase dois anos de incertezas, ajustes e adequações para continuar a levar o ensino para os alunos de Pinhais, desde o início da pandemia e a consequente necessidade de isolamento. Depois de uma intensa preparação, avanço da vacinação e redução de casos graves, no último dia 7, segunda-feira, cerca de 14 mil alunos voltaram para as aulas presenciais na rede municipal de ensino de Pinhais, e para isso a Secretaria Municipal de Educação (Semed) preparou, com muito cuidado, as 43 escolas e Cmeis do município.
O retorno 100% presencial atende às recomendações do Ministério da Educação (MEC), Ministério Público e Conselho Nacional de Educação. Apenas para casos de crianças com comorbidades e/ou risco, desde que com recomendação e atestado médico, haverá o atendimento remoto.
A secretária de Educação de Pinhais, Andrea Franceschini, destaca o fato do município estar preparado para atender os alunos da melhor forma, uma vez que ainda estamos na pandemia. “Seguimos também uma orientação do Ministério Público uma vez que as crianças têm o direito de estar dentro da escola, e ficamos dois anos ausentes do presencial, então essa retomada está sendo muito importante, e organizamos todo o protocolo de biossegurança”, destaca.
A aferição de temperatura, uso de máscara – com fornecimento para crianças que necessitam -, álcool em gel disponibilizado em todos os ambientes escolares, organização dos espaços e da alimentação escolar, estão entre os aspectos principais deste atendimento seguro. Outro ponto fundamental atrelado a este retorno é a vacinação infantil, de 5 a 11 anos, e também o fato de todos os profissionais da educação estarem imunizados com a dose de reforço.
“Toda essa organização foi pensada com muito carinho. Então, pra nós, hoje é dia de muita alegria, e com muita responsabilidade estamos atendendo as nossas crianças. Aproveito para pedir para as famílias essa colaboração e também que levem seus filhos para serem vacinados contra a Covid”, frisou a secretária.
E este retorno seguro, além de respeitar os protocolos de biossegurança, também deixa os pais mais tranquilos. “Me sinto totalmente tranquila, porque meu filho estava ansioso pra voltar pra escola. Contava os dias pra acabar as férias e voltar, e a gente sente que está tudo preparado, com muito carinho, com a devida segurança. Ele já tomou a primeira dose da vacina, graças a Deus”, declarou Emanuelle Correia dos Santos, mãe do Thiago dos Santos Braga do 2º ano da Escola Municipal João Leal.