O calendário letivo de 2022 inicia no próximo dia 7 de fevereiro, segunda-feira, em todas as escolas e Cmeis, da rede de ensino municipal de Pinhais. Aproximadamente 14 mil alunos retornam presencialmente às aulas, e a Secretaria Municipal de Educação (Semed) está com tudo pronto para recebê-los. O protocolo de biossegurança continuará sendo praticado, com aferição de temperatura, uso obrigatório de máscara e utilização de álcool gel.
As aulas serão 100% presenciais, acatando legislações de retorno à presencialidade – recomendação tanto do MEC quanto do Ministério Público e do Conselho Nacional de Educação. Segundo a Semed, as equipes das unidades educacionais prepararam tudo com muito carinho e cuidado para que o retorno presencial dos educandos ocorra de forma segura. Apenas para casos de crianças com comorbidades e/ou risco, desde que com recomendação e atestado médico, haverá o atendimento remoto.
A secretária de Educação, Andrea Franceschini, ressalta que o Município vem se preparando para o retorno das aulas da rede municipal, desde o ano passado. “Em 2021 tivemos a adaptação para o formato híbrido, com aulas remotas e presenciais, agora em 2022, retornamos em formato 100% presencial com todos os cuidados necessários”, salienta a secretária, frisando também que além de atender às exigências legais, o retorno se torna ainda mais seguro diante da vacinação dos profissionais da educação e início da vacinação infantil. “Precisamos destacar que teve início em Pinhais, no mês de janeiro, a vacinação infantil. Isso garante a imunização de crianças de 5 a 11 anos, com aplicação da segunda dose, para os primeiros vacinados, previstas para o mês de março”, finaliza a secretária.
Para a diretora do Departamento de Ensino, Raquel Rodrigues de Lima Simas, é necessário restabelecer o vínculo com os educandos, famílias e escolas para juntos retomar as aprendizagens não consolidadas. “Sabemos que para muitos houve um lastro no processo de aprendizagem, de estresse socioemocional em crianças e educandos, além do aumento das desigualdades educacionais e da evasão escolar. Além da urgente reabertura das escolas com segurança; da aceleração da vacinação dos profissionais de educação, adotaremos protocolos pedagógicos para o enfrentamento das questões de retomada de aprendizagem. Tais protocolos remetem à garantia do direito à educação e à consolidação das aprendizagens. Consideramos que em todo processo, a participação da família ou do responsável no acompanhamento da vida escolar dos educandos é imprescindível para conseguirmos retomar o processo com sucesso”, salienta a diretora de Ensino.
A equipe da Semed ressalta ainda que os profissionais da rede de ensino têm sido incansáveis no atendimento pedagógico e aguardam com grande expectativa esse retorno presencial. As salas de aula foram organizadas, disponibilizados os materiais de EPIs para os profissionais e os aspectos pedagógicos estão sendo discutidos ao longo desta semana, em especial, com formação continuada – a Proficiência, que conta com a importante reflexão sobre essa retomada, conduzida pela professora Angela Mendonça com o tema “Pedagogia da Pandemia”.