Projeto desenvolvido nas escolas municipais visa sensibilizar estudantes em relação aos cuidados a serem tomados para prevenir a doença
A dengue se tornou uma epidemia, e tem preocupado especialistas e grande parte da população. Em Pinhais, a Vigilância Ambiental intensificou o trabalho de controle, realizado por meio do trabalho realizado pelos agentes de combate a endemias, já que dezenas de focos do vetor foram encontrados no município. Neste sentido, diversas ações educativas também são promovidas e entre elas está um projeto, desenvolvido nas escolas, que busca a sensibilização de estudantes sobre o tema.
De acordo com Luciana Orlando dos Santos, do Departamento de Ensino, as ações são desenvolvidas em todas as escolas municipais. “Depois de participarem de palestras ministradas pelos agentes de combate a endemias, os professores e alunos realizam pesquisas nos laboratórios de informática e produzem folders, cartazes e desenhos. Os pais também estão envolvidos neste processo. O trabalho tem sido bastante significativo a medida que as informações são repassadas à comunidade a fim de alertar a todos sobre os riscos da doença”, comenta.
Segundo a veterinária Cristiane Barros, gerente de Vigilância Ambiental do município, o público infantil é importante na promoção à saúde. “Entendemos que a melhor maneira de atingir o maior número de pessoas é trabalhando com as crianças. A partir delas, fazemos com que as informações chegam às famílias e à comunidade em geral. Na verdade queremos que cada cidadão faça a sua parte e a escola participa na formação dos indivíduos”, afirma.
Para a gerente de Integração de Tecnologias Educacionais, Márcia da Luz Corrêa Galindo, a iniciativa já apresenta resultados positivos. “Notamos um grande envolvimento dos alunos, professores e da comunidade escolar. Os agentes de combate a endemias também notaram maior facilidade em chegar nas casas dos munícipes onde já havia sido realizado um trabalho de conscientização pela escola.Os alunos tornaram-se colaboradores e multiplicadores de atitudes preventivas no combate a Dengue”.
Sobre a dengue
A dengue é uma doença causada por vírus, e transmitida pela fêmea do mosquitoAedes aegypti. É um inseto que gosta de picar suas vítimas durante o dia, e que põe seus ovos em água limpa e parada. O que difere o Aedes aegypti dos outros mosquitos é que ele apresenta várias pintinhas brancas no corpo e nas patas. Entre os sintomas da doença estão: falta de apetite, febre alta (39° a 40°C), dores de cabeça, musculares e nas articulações, cansaço, indisposição, enjoos, vômitos, manchas vermelhas na pele, dor abdominal, principalmente em crianças, entre outras manifestações. Já são conhecidos quatro tipos de vírus da dengue, que são chamados de DEN 1, DEN 2, DEN 3 e DEN 4. Quando o mosquito da dengue está contaminado com o vírus da doença e pica uma pessoa ela pode apresentar desde uma dengue inaparente (quando a pessoa está com a doença, mas não tem nenhum sintoma), até a dengue hemorrágica, que pode levar à morte.
Confira algumas formas de prevenção indicadas pelo Ministério da Saúde:
– Mantenha a caixa d’água sempre fechada com tampa adequada;
– Encha de areia até a borda os pratinhos dos vasos de plantas;
– Entregue pneus velhos ao serviço de limpeza urbana ou guarde-os em local coberto, sem água e longe da chuva;
– Mantenha as garrafas, vasos vazios de plantas e baldes sempre de boca para baixo;
– Não deixe a água de chuva acumulada sobre a laje;
– Tire sempre a água acumulada nas folhas de plantas;
– Coloque lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira fechada. Não jogue o lixo em terrenos baldios;
– Lave, principalmente por dentro com escova e sabão, os utensílios domésticos usados para armazenar água.