Mães das crianças atendidas pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família (PAIF), do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) José Zen, de São José dos Pinhais, fizeram na terça-feira (5) uma atividade diferente. A ação, realizada em comemoração ao Dia das Mães, foi nomeada como “Dia da Beleza” e faz parte da políticas de inclusão promovidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social.
O Dia da Beleza, criado em parceria com o Centro Técnico Vitória, contou com a participação de 15 mães, que durante uma tarde receberam tratamentos estéticos como manicure, pedicure, corte, tintura, hidratação, escova nos cabelos e maquiagem, de maneira totalmente gratuita.
“Este dia faz parte de um trabalho que nós realizamos com o objetivo de aumentar a autoestima destas mulheres, que muitas vezes são responsáveis por cuidar da casa, da família, dos filhos e maridos e acabam não tendo tempo para cuidarem de si”, explicou a coordenadora do CRAS José Zen, Maria Elair Ribeiro.
Uma das proprietárias do Centro Técnico Vitória, Vilma Castro, contou como surgiu a ideia de fazer este trabalho. “Um dia eu também fui muito carente, por isso quando surgiu a ideia de nós termos um Centro de Beleza, a primeira coisa que me veio em mente foi associar este trabalho com uma atividade social, atendendo as pessoas mais necessitadas. Para estas pessoas, os serviços que prestamos aqui não tem nenhum custo e as nossas alunas fazem o trabalho da mesma maneira que qualquer outro, com muito amor e carinho”, explicou.
Para a dona de casa Edna Maria Camilo, uma das participantes do Dia da Beleza, o cuidado que recebeu gerou uma sensação de bem estar e aumento na confiança. “Esta é única maneira de nós tirarmos um tempo só para nós. Esta é a segunda vez que eu venho e todas as vezes me sinto muito bem. Saio daqui me sentindo mais feliz, mais leve, mais mulher”, disse.
Todas as mães encaminhadas até o salão para o Dia da Beleza participam de trabalhos contínuos, voltados ao atendimento a família, oferecidos pelo CRAS através do PAIF. Este programa desenvolve um trabalho social com as famílias, de caráter continuado, que tem a finalidade de fortalecer a função protetiva das mesmas, prevenindo a ruptura dos seus vínculos, facilitando o acesso às políticas públicas e ao usufruto dos seus direitos.