Como parte das ações de profissionalização que visam ampliar as possibilidades de inserção no mercado de trabalho e de transformação social, a Secretaria Municipal de Assistência Social de Pinhais (Semas) realizou a certificação dos 35 alunos que concluíram os cursos de Cuidador de Idoso, Babysitter, Barbearia e Cabeleireiro. As capacitações, aplicadas entre os meses de agosto e dezembro, fazem parte do programa Viva as Oportunidades.
O evento para entrega dos certificados foi realizado, no dia 14 de dezembro, terça-feira, no Núcleo de Convivência Familiar Norte, mesmo espaço em que as capacitações ocorreram. Um momento que também foi marcado por depoimentos emocionados dos participantes dos cursos.
“Essa é a Maria Cecília. A Ciça é minha paciente, ela tem uma síndrome bem rara, e eu tive a graça de entrar nessa família e poder cuidar de uma pessoa tão especial. E assim eu pude ver o quanto esse curso mudou a minha vida e o quanto eu precisava ter uma pessoa como a Ciça na minha vida e como ela precisava de mim. Hoje nós nos completamos e eu agradeço muito pela oportunidade de ter feito esse curso e ter mudado a história da minha vida e poder dar o meu melhor para outras pessoas”, declarou Isabela Batista, que fez o curso de cuidadora e já está atuando na área.
Presente no evento, a vice-prefeita de Pinhais, Rosa Maria, falou sobre a satisfação de oportunizar os cursos. “Achei lindo o nome do programa, Viva as Oportunidades. E em nome da prefeita Marli digo que estamos muito felizes em saber que nós, administração, estamos contribuindo para a transformação da vida de vocês e trazendo oportunidades. Como dito pelo professor, são profissões ligadas ao cuidado com a pessoa, então, aproveitem muito, deem seu melhor. Desejo um Feliz Natal e um 2022 recheado de coisas boas”, afirmou.
A secretária de Assistência Social, Rosangela Batista da Silva Duarte, destacou o programa que viabiliza essas formações. O “Viva as Oportunidades’’ é um programa de Pinhais que tem como foco a inclusão produtiva e inserção no mercado de trabalho. Agradeço também a todos os parceiros e às demais secretarias municipais que possibilitam oferecer esta formação à comunidade”, declarou a secretária da Semas.
Também estiveram presentes, além dos alunos certificados, familiares, professores; a diretora do Departamento de Proteção Social Básica, Gizeli Filius; o diretor do Departamento de Proteção Social Especial, Marcus Vinícius Cardoso da Silva; a coordenadora do Núcleo de Convivência Familiar Norte, Cintia Siqueira Ferreira de Melo, além de gerentes de equipamentos da Semas.