O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, participou no dia 14 de dezembro, terça-feira, do III Congresso de Direito à Cidade da OAB-PR, evento que tem como tema Direito Urbanístico no país. O congresso organizado pela Ordem dos Advogados do Brasil, seção Paraná, tem como objetivo discutir e analisar as mudanças relacionadas à pandemia de Covid-19, os 20 anos do Estatuto da Cidade e a “revolução” tecnológica que deve correr com a entrada do 5G nos municípios, a partir de 2022.
A ideia é fortalecer a aplicação do Direito Urbanístico no país. Ao todo foram oito mesas de debates sobre temas como cidades mais sustentáveis econômica, social e ambientalmente.
Durante seu discurso de abertura, Greca apresentou os principais projetos e programas de inovação e sustentabilidade que vêm sendo desenvolvidos pela Prefeitura.
“A nossa ideia é que a cidade inteligente é vitroviana: ela deve ter a firmeza das boas estruturas, a utilidade de bons equipamentos e a beleza de uma paisagem e de um rosto da cidade bem conservado”, disse o prefeito. “A inovação, a sustentabilidade e a qualidade de vida são um processo social.”
O prefeito lembrou de uma frase do grande mestre italiano Michelangelo Buonarroti, talhada numa pedreira de mármore: “Existe um anjo dentro desta pedra e um dia eu vou lhe dar asas e vou libertá-lo”.
“É isso que estamos fazendo em Curitiba: dando-lhe asas para que ela seja cada dia melhor e mais moderna”, afirmou.
Qualidade de vida
Além de Greca, também participaram do evento a procuradora geral do Município, Vanessa Volpi Palácios, e assessora do gabinete do prefeito e advogada Cibele Fernandes Dias.
Cibele destacou programas municipais e como eles se conectam com iniciativas mundiais importantes, como é o caso do Pacto Global das Nações Unidas, da Rede C-40, da Rede de Grandes Cidades Líderes Globais no enfrentamento das mudanças climáticas, do Governos Locais para Sustentabilidade, da Rede das Cidades Criativas da UNESCO, e a Coalização de Cidades para os Direitos Digitais, entre outros.
Como demonstração da qualidade do trabalho desenvolvido na capital, Cibele apontou os diversos prêmios que a capital já conquistou nas mais diversas áreas: capital com melhor saneamento do país (ABES), o prêmio Latam Smart City Awards 2021 e melhor gestão pública do país (Prêmio Cidades Excelentes), entre vários outros prêmios recebidos nos últimos anos.
“Curitiba sempre está um passo à frente de seu tempo”, afirmou. “Estamos comprometidos com a concretização dos princípios do manifesto urbanista da Carta de Atenas de 1933 e da Nova Carta de Atenas de 1998. Por isso, o prefeito está plenamente empenhado no grande desafio de transformar Curitiba numa cidade funcional, aquela que garante o acesso aos seus cidadãos das alegrias fundamentais do bem-estar do lar e da beleza da cidade.”
Projetos
Entre os progamas de destaque apresentados durante o congresso está o Vale do Pinhão, movimento formado pelo poder público, startups, empreendedores, universidades, aceleradoras, entidades de fomento e grandes empresas.
Greca também mostrou a importância da atualização das leis para que a tecnologia possa avançar, como foi o caso caso do decreto que modernizou a regulação de instalação de antenas na capital, importante necessidade para efetiva implementação do 5G.
Já o Programa Curitiba Mais Energia reúne uma série de iniciativas de sustentabilidade e geração de energia renovável, como a instalação da Pirâmide Solar do Caximba.
A capital vem investido fortemente no transporte coletivo mais moderno e sustentável, com duas grandes ações: o Ligeirão Leste Oeste e o Novo Inter 2.
As Fazendas Urbanas também foram destaque na apresentação. Elas incentivam as práticas agrícolas sustentáveis e funciona como laboratório para startups locais. Além das fazendas (uma já em operação e outra sendo desenvolvida), a capital também conta com cem hortas urbanas, que geram mais de 1,4 tonelada de hortaliças já foram produzidas e destinadas ao Programa Mesa Solidária.
Já na área de saneamento, Greca reforçou que Curitiba tem o melhor saneamento básico entre todas as capitais do país, sendo que a coleta de esgoto já atinge 96% da cidade.
O programa de plantio de árvores, por sua vez, já gerou mais de 155 mil árvores novas na cidade, reforçando o já notável patrimônio natural do município.
Prêmio
O prefeito Rafael Greca também recebeu o Prêmio Pensadores do Século XXI, uma escultura feita pelo escultor Luiz Antônio Gagliastri, escultor e pintor, nascido em Curitiba.
O artista residiu nos Estados Unidos por nove anos, onde estudou e descobriu novas técnicas no Johnson Atelier e Sculpture Center, em Nova Iork (EUA). Em 1983, instalou a primeira Fundição de Esculturas do Paraná. Ele também é membro do Centro Internacional de Escultores – Washington DC./USA e da Nações Unidas da American – UNA / EUA, Diretor Artístico do Instituto Ambiental Social Internacional Chico Mendes.