O presidente da Câmara Municipal de Pinhais, vereador Marcinho (PSD), convida a comunidade para participar da Oficina de Propostas Comunitárias para a elaboração do Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob), no próximo dia 8. O evento ocorrerá no auditório da Casa Amarela, nas dependências da Secretaria Municipal de Educação e é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Urbanismo.
“A oficina é destinada a toda a população. Tem o objetivo de apresentar as principais demandas e problemas identificados até o momento. Também, vai capacitar os munícipes para o acompanhamento e formulação de propostas e soluções a serem adotadas para o PlanMob de Pinhais. Trata-se de um projeto estrutural, o Plano de Mobilidade do município. A gestão quer a participação da população, pois, ouvir o cidadão faz toda a diferença na elaboração do Plano. Uma gestão participativa é uma das diretrizes, sendo assim, a comunidade pode e deve participar, sabendo acompanhar, compreendendo as demandas e possíveis soluções bem como cobrar pelo atendimento delas. Queremos uma cidade cada vez mais participativa. Desenvolver a cidadania passa por essa participação do cidadão”, defende o presidente Marcinho.
Para garantir a segurança de todos, as vagas presenciais serão limitadas, de acordo com as restrições impostas pelas medidas sanitárias decorrentes da pandemia. Portanto, é necessário que os interessados em participar presencialmente façam sua inscrição pelo link: https://forms.gle/SURb3VJrdN4vciVp7.
A oficina será transmitida ao vivo pelos canais do YouTube e Facebook da Prefeitura, e quem acompanhar pela internet poderá participar por meio dos comentários dos chats das plataformas.
Para saber mais sobre o que é o Plano de Mobilidade, se informar sobre o andamento da elaboração e ter acesso ao registro de eventos, produtos e documentos produzidos até o momento, acesse o site https://mobilidadepinhais.com.br. Na página você também pode entrar em contato com a equipe responsável pela elaboração e preencher a consulta disponível com dúvidas e sugestões.
Vereador Filho lamenta comportamento da oposição contra projeto do bairro Autódromo
O vereador Filho lamentou a forma como a oposição na Casa posicionou-se diante da apreciação em plenário do projeto de lei para criação do bairro Autódromo. O parlamentar disse na tribuna que não considera respeitoso terem levado pessoas ao auditório para atacarem vereadores favoráveis ao projeto.
”Infelizmente, neste país, a oposição funciona na base do quanto pior, melhor. Respeitamos todas as opiniões, a oposição, divergências nos debates. Contudo, trazer pessoas para virem a sessão em plenário, que foram pagas, para nos atacarem, nos chamando de mercenários, já é desrespeito”, indignou-se.
Filho acrescentou que não será o município quem vai criar o bairro. Trata-se de um projeto da iniciativa privada do qual a Casa apenas aprovou o alvará.
”Uma empresa comprou o Autódromo, mas, demorou um ano para assumir o alvará. Vale ressaltar que se trata de R$ 1 bi em investimentos que deverão gerar cerca de R$ 100 milhões em arrecadação ao município e 23 mil empregos. Votamos pelo desenvolvimento, em favor de ampliar a arrecadação a fim de proporcionar mais recursos para a saúde, a educação, a infraestrutura e outras áreas. Esta Casa mostrou que é assim que o Brasil vai mudar, com investimentos, trabalho, projetos importantes”, explanou.
Arnaldo do Vizinho Solidário destaca aprovação de Título de Consagração Pública a Expotrade Convention Center
O vereador Arnaldo do Vizinho Solidário destacou a homenagem que o município deverá fazer ao Expotrade Convention Center a partir da entrega do Título de Consagração Pública a ser apreciado na Casa durante está sessão em plenário da terça-feira (30/11).
”A homenagem é muito merecida em razão de o Expotrade ter cedido seu espaço por cerca de oito meses para a vacinação via drive-thru. Com isso, o município economizou muito, pois, não foi cobrado aluguel, além de ter economizado com água, energia elétrica, internet, e ainda contou com funcionários do Expotrade sempre prestativos. Então, a Casa votará hoje este reconhecimento público que trouxe um grande benefício ao município e a comunidade”, destacou.
Binga pede a Secretária de Saúde que exames médicos realizados na UPA 24 horas sejam entregues a pacientes
O vereador Binga (CIDA) elogiou o trabalho da secretária Municipal de Saúde, Adriane Jorge, presente a sessão, aproveitando para fazer um pedido da comunidade. O vereador pediu que exames médicos realizados na UPA 24 horas possam ser liberados para que o paciente esteja de posse deles em caso de necessidade.
”Recentemente, recebi um pedido de uma pessoa da comunidade que havia feito um eletrocardiograma na UPA e que precisava ter em mãos o resultado deste exame, mas, não conseguiu. Quem faz um exame médico na UPA é porque não pode pagar um procedimento particular, caso necessite mostrá-lo a outros profissionais de saúde. Então, seria bastante justo que o paciente da UPA pudesse ter em mãos e levá-lo consigo o resultado dos exames realizados lá”, pediu.