sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Ratinho Júnior sanciona lei que torna Colombo Capital do Talian no Paraná

Ratinho Júnior sanciona lei que torna Colombo Capital do Talian no Paraná

Berço da Imigração Italiana no Estado, a cidade de Colombo, acaba de receber o título de Capital do Talian no Paraná.

O reconhecimento veio após a Assembleia Legislativa aprovar a lei estadual 20.757 proposta pela deputada Maria Victória Barros e que agora está sancionada pelo governador Carlos Massa Ratinho Júnior.

Segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o Talian é uma das autodenominações para a língua de imigração falada no Brasil na região de ocupação italiana direta e seus desdobramentos desde 1875, em especial no nordeste do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso e Espírito Santo. Sua origem linguística é o italiano e os dialetos falados, principalmente, na regiões do Vêneto, Trentino-Alto e Friuli-Venezia Giulia e Piemontes, Emilia-Romagna e Ligúria.

Em Colombo, as ações pelo reconhecimento do Talian foram lideradas pelos entusiastas Diego Gabardo, Fábio Luiz Machioski, Maristela Cavassin Reginato e Marta Cavalli Cavassin e articuladas pela Associação Italiana Padre Alberto Casavecchia, Venetinel Mondo – Colombo e Museu Municipal Cristoforo Colombo, com o apoio das paróquias N. Sra. do Rosário e N. Sra. da Saúde da Colônia Faria.

O processo de reconhecimento ainda conta com a colaboração do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e dos pesquisadores do Centro de Estudos Vênetos no Paraná (CEVEP) que reúne lideranças de Santa Felicidade.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress