Localizado no bairro Weissópolis, o Cmei Tatiana Belinky foi inaugurado no dia 28, terça-feira
Na manhã do último dia 28, Pinhais passou a contar, oficialmente, com mais um Centro Municipal de Educação Infantil. Localizado no bairro Weissópolis, o Cmei Tatiana Belinky tem capacidade para atender cerca de 190 alunos, com idades a partir de 4 meses até 3 anos.
Com o intuito de ampliar o atendimento de alunos nesta modalidade, o novo Cmei atenderá em período integral. Alguns alunos já começaram a ser atendidos. Com a inauguração da nova unidade de ensino a inserção de crianças, que estavam na lista de espera e aguardavam por uma vaga, se torna possível.
De acordo com o Prefeito de Pinhais, Luizão Goulart, grandes avanços tem acontecido na educação. “É com satisfação que podemos afirmar que a educação no município alcançou grandes progressos nos últimos anos. O orçamento destinado a esta área dobrou e chega neste ano a quase 80 milhões em investimentos. Além de podermos contar também com recursos do Governo Federal, que no caso deste Cmei chega a cem por cento dos custos”, ressalta.
Para a vice-Prefeita, Marli Paulino, é uma satisfação poder cooperar com o desenvolvimento das crianças e permitir que os pais trabalhem tranquilos. “É muito bom poder fazer parte de uma administração que se empenha em trabalhar em prol do bem estar da população. Nos preocupamos em atender esta demanda e tenho certeza que continuaremos trabalhando neste sentido”, comenta.
Na oportunidade, a secretária de Educação de Pinhais, Andrea Franceschini, destacou o compromisso frente à execução das diretrizes do Plano Nacional de Educação (PNE). “Em Pinhais, as metas propostas no PNE, em relação à universalização e ampliação da oferta de educação infantil, já estão sendo cumpridas. Isso se deve ao comprometimento de todos os envolvidos neste processo”, afirma.
A moradora do bairro Weissópolis, Claudenice Vicente Pereira, agora tem a possibilidade de amamentar a filha, Alexia, três vezes ao dia, no próprio Cmei. “Moro e trabalho perto, e aqui temos uma sala especialmente disponibilizada para a amamentação de nossos filhos. Isso é muito importante, pois ela tem apenas 7 meses. Fico muito feliz; assim posso trabalhar sossegada”, comenta.
Claudinéia da Silva Chiquitti, mãe do pequeno Asafe, de 1 ano e 6 meses, também não esconde a satisfação em poder deixar seu filho em um ambiente agradável e seguro. “Como é bom saber que meu filho tem todo o atendimento necessário para se desenvolver. A equipe é muito boa e nos passa plena tranquilidade”, afirma.
Participantes
Também estiveram presentes na inauguração, o Presidente da Câmara Municipal de Pinhais, Gilberto Hartkopf, os vereadores Airton Passarinho, Ari Valdir, Cecília Padovan, Marcinho, Márcia Ferreira, Jane Carteira, Oswaldo e Silvio Star, os secretários José Zeitel (Desenvolvimento Econômico de Pinhais); Lukala Nóbrega (Governo); Rosa Maria (Administração); Laércio Sobral (secretário interino de Cultura, Esporte e Lazer); o presidente do Pinhais Previdência, Márcio Resko; a presidente do Conselho Municipal de Educação, Simone Gualberto; a diretora do Cmei Tatiana Belinky, Haline Siroti, além de servidores da Prefeitura, pais e familiares dos alunos.
Estrutura
O equipamento tem aproximadamente 1.200 metros quadrados de área construída, distribuídos em oito salas de aula com solarium, sala multiuso, refeitório, anfiteatro, pátio e playground, área de recreação coberta, sala para amamentação, entre outros espaços. A obra é fruto da parceria entre a Prefeitura e Governo Federal. Para sua viabilização foi investido mais de R$ 1,7 milhão, via Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. A edificação integra os investimentos previstos no Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância) em Pinhais, dentro do Plano de Ações Articuladas (PAR) do Ministério da Educação (MEC).
Tatiana Belinky
A escritora de literatura infantojuvenil brasileira, Tatiana Belinky, nasceu em 18 de março de 1919, em São Petersburgo, antiga União Soviética. Aos 10 anos de idade, Tatiana e sua família, vieram para o Brasil, e em 1948 iniciou sua vida literária. Além dos livros, adaptou e escreveu roteiros para o teatro, também produziu críticas literárias para jornais, e trabalhou em diversos programas de televisão. Tatiana escreveu mais de 250 obras, as quais lhe renderam prêmios nacionais e internacionais. Entre suas obras, publicadas pela Editora Moderna, estão “Olhos de ver”, “O caso do bolinho”, “O grande rabanete”, “Tatu na casca”, “Transplante de menina” e “O livro das Tatianices”.