SEMUTT promoveu evento em alusão ao Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito

SEMUTT promoveu evento em alusão ao Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito

Atualmente, são 1,3 milhões de mortos por ano e 50 milhões de feridos em todo mundo, em decorrência da violência no trânsito

No 21 de novembro, domingo, Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito, a Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria de Urbanismo, Transportes e Trânsito (SEMUTT) se reuniu com as instituições que atendem os sinistros de trânsito, em um ato alusivo a data, com a finalidade de chamar a atenção da sociedade da importância de comportamentos seguros nos deslocamentos em prol da preservação da vida.

O terceiro domingo de novembro, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) marca o Dia Mundial em Memória das Vítimas de acidentes de trânsito. Mais do que um dia no calendário, é um momento para reflexão da quantidade de vítimas do trânsito no mundo.

“Todos podemos nos acidentar no trânsito, seja diretamente ou indiretamente, portanto, devemos assumir a responsabilidade de perceber os riscos e proteger todas as vidas no trânsito”, ressaltou o secretário da SEMUTT, Lucas Pigatto.

No Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trânsito são homenageadas não só as pessoas que morreram em decorrência dessas fatalidades, mas também familiares, amigos e equipes de emergência, policiais, enfermeiros e médicos que lidam diariamente com as consequências traumáticas das mortes e lesões no trânsito.

Atualmente, são 1,3 milhões de mortos por ano e 50 milhões de feridos em todo mundo, em decorrência da violência no trânsito. São 140 mil vítimas por dia, entre mortos e feridos. Uma pandemia que se repete há décadas e cuja vacina é respeitar as leis e preservar a vida.

No Brasil, são mais de 33 mil mortos anualmente, 240 mil pessoas que ficam com invalidez permanente, a maioria delas jovens, além de pelos menos outros 300 mil feridos leves. Não há brasileiro que não tenha entre seus familiares, amigos ou colegas de trabalho uma vítima da violência no trânsito.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress