No último dia 11, quinta-feira, a Secretaria de Estado de Justiça, Família e Trabalho (Sejuf) – sob o comando de Ney Leprevost – em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado (TJ-Pr) – tendo a frente o desembargador José Laurindo de Souza Neto – realizou mais uma edição da Feira da Cidadania, desta vez, na Regional do Boa Vista. O evento contou ainda com a participação de entidades da sociedade civil.
Instalada ao lado do Terminal do Barreirinha, na Avenida Anita Garibaldi, 4.200, na Paróquia Santa Cruz e Santa Efigênia, a Feira da Cidadania esteve disponível, das 9 horas às 17 horas, a moradores dos bairros Abranches, Atuba, Bacacheri, Bairro Alto, Barreirinha, Boa Vista, Cachoeira, Pilarzinho, Santa Cândida, São Lourenço, Taboão, Tarumã e Tingui.
Diversos serviços
Foram mais de 25 serviços oferecidos pelo Governo do Estado do Paraná à população através da Agência do Trabalhador (Mutirão de Empregos); Copel; Sanepar; Detran-Pr; CIEE (vagas de estágios para jovens aprendizes); Orientação e atendimento a vítimas de violência; Fomento Paraná (crédito a micro e pequenas empresas) e Tribunal de Justiça, entre outros participantes.
Agência do Trabalhador
O secretário Ney Leprevost esteve na feira e destacou que a participação da Agência do Trabalhador nos eventos está contribuindo para facilitar o acesso de vagas disponíveis para a população. “Isso é gratificante para nós. Pois, a função do poder público é proporcionar uma vida digna para todas as pessoas. Direcioná-las a novas oportunidades profissionais é o primeiro passo no sentido de que, uma vez empregadas, elas possam sustentar a si e aos seus familiares. Estamos executando bem essa missão com as Feiras da Cidadania e com a atuação das Agências do Trabalhador de todo o Paraná”, destacou o secretário.
Facilitando a vida do cidadão
A coordenadora da Feira da Cidadania, Regeane, explica que o projeto foi idealizado pelo secretário da pasta, Ney Leprevost, e visa atender a municípios com mais de 200 mil habitantes, em todo o estado, com serviços reunidos num único espaço, facilitando a vida do cidadão. Em Curitiba, as feiras são realizadas por cada Regional de Bairro a cada quinze dias.
Média de 1.000 encaminhamentos
Desde o início da gestão, já foram realizadas oito Feiras da Cidadania, sendo quatro antes da pandemia e quatro na atual fase pós-pandemia. A última feira antes desta foi realizada em Santa Felicidade, com um Mega Mutirão de Empregos de grande sucesso de público, tendo atraído mais de 1.400 pessoas, resultando em mais de 960 encaminhamentos para vagas de empregos.
“Carro-chefe”
A Feira no Boa Vista realizou 2.866 atendimentos e 340 encaminhamentos de emprego com público superior a 900 pessoas. O “carro-chefe” das Feiras da Cidadania são os Mutirões do Emprego, além da Justiça Itinerante, fruto de uma parceria com o Tribunal de Justiça do Estado. Em média, a cada Feira, cerca de mil encaminhamentos de emprego são realizados.
Vereadores de Curitiba apoiam a feira
Presente ao Mutirão, o vereador Ernani da Silva (PSB-Curitiba), em entrevista exclusiva concedida a João Aloysio C. Ramos, diretor do Jornal A Gazeta Região Metropolitana, disse que a Feira da Cidadania é essencial para garantir o acesso do cidadão a vários serviços. ”Muita gente não sabe a quem recorrer quando necessita de um serviço público do Governo do Estado. Porém, na Feira encontra-se tudo num lugar só. Os vereadores de Curitiba, de modo geral, são apoiadores da Feira, ajudando na divulgação”, pontuou Ernani.
Já a vereadora Sargento Tânia Guerreiro parabenizou a iniciativa e agradeceu, também, o apoio da Prefeitura de Curitiba, que junto com a Rua da Cidadania do Boa Vista disponibilizou diversas vagas de emprego e emissões de documentos. “Isso só demonstra a preocupação do nosso município em ajudar o próximo. Isso está alinhado também com o nosso gabinete, pois recebemos bastante currículo. Agora, já sabemos para onde encaminhar”, explicou Tânia.
Moradores e lideranças apoiam a iniciativa
Morador de Almirante Tamandaré, o senhor Davi Goinski disse que foi a Feira da Cidadania, em Curitiba, só para obter um serviço junto ao Detran-Pr. “É a primeira vez que participo da Feira. Vim aqui para obter uma cópia em papel do licenciamento de veículo. Estou achando ótimo a iniciativa. Sempre virei quando precisar e vou recomendar a todos”, declarou.
A líder comunitária do Barreirinha, Jussara Simon, elogiou a iniciativa, ressaltando a importância dos Mutirões de Emprego. ”É muito importante essa Feira, principalmente, por causa do grande déficit de emprego entre os jovens, além de todos os outros serviços, como da Copel, Sanepar, Detran, tudo num lugar só”, disse.
Outra líder comunitária que esteve presente à Feira é Doraci Martins, da região do Santa Cândida. Ela ressalta a grande demanda por serviços no pós-pandemia. ”A Feira vem ajudar a agilizar o atendimento às demandas. Como líder comunitária, verifico uma grande demanda por serviços e apoio social acumulada durante a pandemia, em especial, na área de saúde e segurança alimentar”, avaliou Doraci.
Feira no Boqueirão
Para a próxima Feira, a ser realizada em 26 de novembro no pátio da Igreja Nossa Senhora do Carmo, no bairro Boqueirão, haverá outro Mega Mutirão, com a oferta de cerca de 2 mil vagas e 50 empresas participantes.