sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Consul da Itália visita Colombo e prestigia entrega de livros sobre cultura italiana

Consul da Itália visita Colombo e prestigia entrega de livros sobre cultura italiana

colombo-consul-italia
O cônsul Salvatore Di Venezia demonstrou o interesse do Consulado em levar a outros municípios a produção colombense

Na manhã do dia 16 de novembro, terça-feira, a cidade de Colombo recebeu o cônsul geral da Itália, Salvatore Di Venezia, que em visita oficial conheceu o Museu Cristóforo Colombo, a Casa do Imigrante Italiano, no Bosque da Uva. Depois, durante a visita à Casa da Cultura, foi recebido pelo prefeito Helder Lazarotto e pelo vice-prefeito Professor Alcione, que acompanharam a entrega oficial de exemplares do livro “As curiosas palavras de Nona Dete”, um compilado da produção de seis autores que se dedicam ao resgate da cultura e tradição italiana em Colombo que passaram a retratar de forma lúdica e divertida que instiga crianças e adultos a conhecer através das palavras a cultura italiana.

Durante a apresentação, os autores se revezaram em pronunciamentos, nos quais reafirmaram a intenção de tornar conhecida a cultura italiana, mas, ao mesmo tempo estimular que as pessoas valorizem as suas origens através das palavras das tradições e conheçam as histórias dos seus antepassados, seja ela qual for.

Segundo a diretora de Cultura Marinei Vidolin, esta produção, que é um dos produtos da Lei Aldir Blanc em Colombo, será ferramenta de trabalho nas escolas Cristóvão Colombo, João José Gasparin, Irmã Maria Antonieta Farani, Antônio Costa, Padre Ângelo Alegrini e Imbuial da Roseira.

Já o prefeito Helder Lazarotto destacou a importância da obra dos autores, lembrando que uma das virtudes deste livro é o estímulo ao conhecimento da história de uma etnia, mas que ao mesmo tempo, é uma ferramenta motivadora para que cada pessoa se descubra através da história e o respeito aos antepassados. “É o conhecer respeitando a história de cada povo, é a busca do apresentar algo novo sem diminuir, sem retirar o que de fato existe. Só temos a agradecer ao empenho de cada autor. E que sirva para que outras etnias também possam valorizar também as suas tradições e culturas”.

Durante o evento, o cônsul Salvatore Di Venezia demonstrou o interesse do Consulado em levar a outros municípios a produção colombense. Ele também demonstrou a intenção de estabelecer novas parcerias com o município em outras áreas da cultura italiana.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress