Representantes de municípios da Região Metropolitana de Curitiba reuniram-se, na manhã desta sexta-feira (12/11), para debater estratégias para o desenvolvimento local sustentável das cidades do Paraná e os novos métodos para atingir os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). O encontro foi realizado no Salão de Atos do Parque Barigui.
O encontro foi promovido pelo Programa Cidades Sustentáveis (PCS) em parceria com a Prefeitura de Curitiba e com a Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec).
“Referência em planejamento, Curitiba está integrada às iniciativas para o desenvolvimento sustentável. Um exemplo deste trabalho será o Bairro Novo da Caximba, a maior revolução socioambiental em execução no Brasil. É com muito orgulho que sediamos este encontro com o objetivo de agora apoiar os municípios da nossa região metropolitana na implementação da Agenda 2030 ODS”, afirmou o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel.
Ele lembrou que o Governo do Estado anunciou em Dubai que o Paraná será o primeiro estado do Brasil a ter 100% dos municípios comprometidos com os ODS.
Também participou da reunião o secretário Extraordinário para o Desenvolvimento da Região metropolitana de Curitiba, Leverci Silveira Filho, e o presidente do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), Alexandre Matschinske, que apresentou para os gestores dos municípios vizinhos os esforços da Prefeitura para incluir os ODS no plano municipal.
“É importante não só fazermos as ações e buscar os ODS, mas mensurá-las. Porque, com os indicadores, conseguimos identificar para onde nossas ações estão caminhando e conduzir para a direção que queremos. Hoje, a Prefeitura de Curitiba monitora mais de 300 indicadores”, reforçou o presidente do Imap.
Em breve, o Imap vai lançar um portal que permitirá verificar os indicadores acompanhados pela Prefeitura e conferir os esforços do município para atingir os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.
Exemplo no Paraná
A Prefeitura já busca alcançar os ODS desde 2019, quando foi aprovada a lei municipal nº 15.538/19, que estabelece a Agenda 2030 enquanto diretriz de políticas públicas do município de Curitiba. A Prefeitura, em parceria com o Centro Internacional de Formação de Autoridades e Líderes (Cifal Curitiba), também capacitou o corpo estratégico dos órgãos e secretarias municipais para a execução dos ODS.
Atualmente, 18 órgãos já tomaram medidas para o cumprimento dos objetivos, e cinco das 17 metas estabelecidas na Agenda 2030 já foram integralmente atingidas.