Transposição do Rio Capivari garante mais água para Curitiba e RMC

Transposição do Rio Capivari garante mais água para Curitiba e RMC

Transposição do Rio Capivari
O trabalho, previsto para começar em 2025, foi adiantado e concluído em seis meses como medida para minimizar os impactos da crise hídrica pela qual o Paraná passa

Uma nova obra da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) vai garantir o abastecimento de água de cerca de 400 mil famílias de Curitiba e Região Metropolitana. A inauguração da transposição do Rio Capivari, em Colombo, aconteceu na quinta-feira (28/10), com a presença do prefeito Rafael Greca, que também responde pela presidência da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec), e do governador Carlos Massa Ratinho Jr.

O trabalho, previsto para começar em 2025, foi adiantado e concluído em seis meses como medida para minimizar os impactos da crise hídrica pela qual o Paraná passa há um ano e oito meses. Foram investidos R$ 55 milhões nas obras, que levarão mais de 700 litros de água por segundo para o Sistema de Abastecimento Integrado de Curitiba e Região Metropolitana (Saic).

Greca enalteceu a obra feita em tempo recorde ao pedir uma salva de palmas para a engenharia do Estado e para o corpo técnico da Sanepar, representado pelo presidente da companhia, Cláudio Stábile, e pela diretora de Investimentos, Leura Conte de Oliveira.

“Com imensa alegria, viemos até aqui para ver que não existe dificuldade que não possa ser superada quando existe vontade”, disse Greca, ao agradecer o empenho do Governo do Estado na obra.

Ratinho Junior lembrou que a emergência hídrica atual é a maior dos últimos 91 anos. “Esta obra faz parte de um planejamento emergencial e vai ajudar a encher nossos reservatórios e atender os paranaenses que moram na região. Queremos dar segurança hídrica para quem mora em Curitiba e municípios vizinhos, levando aquilo que é mais essencial para a vida: a água, e água de qualidade”, afirmou.

Acompanharam a inauguração o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Ademar Traiano; o diretor-comercial da Sanepar, Elerian Zanetti (Toco); o prefeito de Colombo, Helder Lazarotto; a prefeita de Pinhais, Marli Paulino; o prefeito de Almirante Tamandaré, Gerson Colodel; vereadores da região; e o secretário Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba, Leverci Silveira Filho.

Estrutura

Para ser levada da Bacia do Capivari até a Bacia do Iraí, a água precisa percorrer um trajeto de 26,7 quilômetros. O modal inclui uma estrutura com a função de captar e bombear a água que será levada por tubulação até o Rio Timbu. E então seguirá seu percurso natural e chegará à Barragem do Iraí para ser tratada nas estações do Iraí e do Iguaçu.

Entre todas as obras de captação de água executadas pela Sanepar para mitigar os efeitos da estiagem, esta é a que vai garantir maior volume de água ao Sistema de Abastecimento Integrado de Curitiba e Região Metropolitana. Outra diferença em relação às anteriores, é que trata-se de uma obra estruturante, ou seja, ela será incorporada de forma permanente ao sistema.

Concluída a fase emergencial, a Sanepar vai construir uma estação que fará o tratamento da água do Capivari. As adutoras implantadas agora para levar água bruta para o sistema Iraí, no futuro, irão levar água tratada e serão conectadas ao reservatório Monte Castelo, já existente, e ao futuro reservatório Roseira. Esse projeto faz parte do Plano Diretor do Saic.

Contrato de programa

A capital firmou com a Sanepar, ainda em 2018, um contrato de programa para garantir o cumprimento das metas do Plano Municipal de Saneamento Básico, com vigência de 30 anos. A empresa responsável pelos serviços já deu início às obras de revisão, reparação e substituição de tubulações antigas na região central.

Além do investimento de R$ 3,5 bilhões, o contrato garante repasses mensais para o Fundo Municipal de Saneamento Básico, criado pela lei nº 15.220, em maio de 2018. Os recursos serão utilizados para melhorias, em especial, nos rios da cidade e em ações de educação ambiental voltadas para a conservação.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress