Na sessão em plenário da terça-feira (26/10), a Câmara Municipal de Pinhais aprovou por unanimidade o projeto de lei para conceder Título de Cidadão Honorário de Pinhais ao deputado federal Luizão Goulart (Republicanos). A proposição foi uma iniciativa da vereadora Jane Carteira e contou com a assinatura dos dezessete vereadores da Casa.
O vereador Joãozinho Ribeiro (MDB) foi um dos parlamentares que teceu comentários durante a votação, enaltecendo o grande legado do deputado federal ao município, onde fez e faz história.
”O Luizão passou por esta Casa como vereador, tendo assumido a presidência do Poder Legislativo Municipal. Quando, nessa época, promoveu o enxugamento nos gastos da Casa a fim de economizar e poder construir essa sede própria. Se não fosse o Luizão, o Legislativo estaria pagando aluguel até hoje”, destacou.
O vereador Filho acrescentou que Luizão, como prefeito, promoveu uma verdadeira transformação no município, iniciada em 2009.
”O Luizão fez a dragagem dos rios, diminuindo drasticamente as enchentes, foram tantas obras, deixando um grande legado ao município, colocando-o como referência em diversas áreas. Foi um grande gestor, foi um grande professor e, atualmente, um grande deputado, que tem trabalhado não só pelo nosso município, mas, por toda a Região Metropolitana e interior do estado. Um dos deputados mais atuantes do Paraná. Hoje, não pôde comparecer, aqui, por estar trabalhando em Brasília, mas, seu assessor, Thiago Bonagura, veio representá-lo“, valorizou.
Presidente Marcinho convida comunidade para participar de oficinas sobre novo Plano Diretor
O presidente do Poder Legislativo Municipal, vereador Marcinho (PSD), convida a comunidade para participar das oficinas de debates sobre o novo Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano de Pinhais que serão realizadas nos dias 3, 4, 9 e 10 de novembro.
“Nessas oficinas, todos poderão dar sugestões para as diretrizes que devem guiar o desenvolvimento do município pelos próximos dez anos. Cada dia, será um tema a ser debatido e terá transmissão simultânea pelo Youtube e Facebook da prefeitura. É muito importante que a comunidade participe com sugestões, que acompanhe. O novo Plano Diretor guiará todas as políticas públicas de desenvolvimento urbano pelos próximos dez anos. A gestão quer uma cidade mais sustentável, que garanta espaço para o desenvolvimento urbano ao mesmo tempo em que cuida do meio ambiente e bem-estar da população. Participar é exercer a cidadania, é exercer seu direito de estar inserido numa democracia participativa. O município tem interesse em conhecer as demandas da população, pois, é ela que vivencia de perto os problemas e necessidades de seu bairro, de sua rua”, coloca o presidente Marcinho.
Elaboração de diretrizes
Durante os meses de setembro e outubro, a comissão técnica municipal e a equipe de consultores da empresa Tese trabalharam em conjunto na elaboração das diretrizes e propostas que irão estruturar a revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano de Pinhais. A consolidação deste trabalho ocorreu na tarde de quarta-feira (27), com a realização de um evento coordenado pelas consultoras da empresa contratada, na qual participaram técnicos e gestores da Prefeitura de Pinhais.
Para garantir a segurança de todos, a participação presencial nas oficinas será limitada a 50% da capacidade do auditório, de acordo com as medidas sanitárias vigentes.
Serviço
Todos os encontros serão realizados no auditório do Centro de Formação dos Profissionais da Educação – Cenforpe, na Avenida Iraí, 696 – Weissópolis. Para participar é necessário fazer inscrição prévia pela página do Plano Diretor, pelo link: https://www.planodiretorpinhais.com.br/
Confira as datas, horários e temas das oficinas:
- Dia 03/11, 19h. Tema: Meio Ambiente e Infraestrutura;
- Dia 04/11, 19h. Tema: Habitação e Desenvolvimento Social;
- Dia 09/11, 19h. Tema: Desenvolvimento Econômico;
- Dia 10/11, 19h. Tema: Território e Sistema Viário.
Aprovado projeto que exige apresentação de comprovante de vacinação a servidores municipais
Um projeto de lei bastante debatido na Casa durante a sessão em plenário trata da obrigatoriedade da apresentação de comprovante de vacinação contra Covid-19 aos servidores municipais para entrada nas repartições públicas do município. A iniciativa do Poder Executivo Municipal foi aprovada por maioria simples, com os votos contrários dos vereadores Renan Ceschin, Tielo, Fernando dos Santos e André de Paula. Os quatro vereadores justificaram que, muito embora, sejam absolutamente favoráveis a vacinação, não concordam que se deva obrigar os servidores a se vacinarem. Já o vereador Joãozinho Ribeiro fez a defesa do projeto lembrando que não se trata de impor uma obrigatoriedade à vacinação dos servidores, mas, da exigência de apresentação de comprovante de vacinação.
Aparecido Sanches pontuou que o projeto veio de uma recomendação do Tribunal de Contas do Estado ao município.
”Primeiramente, fui contra o projeto. Depois, fui pesquisar e verifiquei que se trata de uma recomendação do Tribunal de Contas do Estado ao município. A vacinação não será obrigatória aos servidores. Quem não quiser ou não puder se vacinar, pode apresentar um atestado médico justificando sua condição de não-vacinado. Mas, como há um alto percentual de servidores municipais vacinados, não vemos problemas em aprovar o projeto”, explanou.
Renan Ceschin anuncia filiação de Sérgio Moro ao Podemos
O vereador Renan Ceschin (PODE) anunciou, em seu discurso no Grande Expediente, a filiação do ex-juiz e ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro ao Podemos.
”No próximo dia 10, é uma data muito importante, muito aguardada por mim e creio que para muitos brasileiros. Será a data da filiação do Sérgio Moro ao nosso partido, o Podemos. Fala-se muito na busca de um bom nome para a terceira via, para uma candidatura a presidência da República, em 2022, pois, vamos ter um nome muito forte. Estou muito feliz de contar com o Moro no partido, ao lado dos nossos senadores Álvaro Dias, Flávio Arns e Oriovisto. Nunca fui PT, nunca serei. Votei no Bolsonaro, me decepcionei. Minha opinião tem de ser respeitada, assim como a de todos, sem ofensas”, anunciou.