Recentemente, o projeto Horta no Quintal de Casa, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, foi apresentado durante curso realizado pela Universidade Federal do Sul da Bahia. Organizado e coordenado pelo professor Dirceu Benincá, a capacitação abordou as temáticas das Agricultura Urbana e Familiar, Segurança Alimentar e Nutricional.
Na ocasião, o convidado a detalhar o histórico da iniciativa, implantada em Pinhais em 2009, foi Ari Frozza, agrônomo que fez parte da equipe que desenvolveu inúmeras políticas de Segurança Alimentar e Nutricional do Município. Também participaram da apresentação a equipe do Departamento de Agricultura e Abastecimento, setor que desenvolve o “Horta no Quintal de Casa”.
Apresentado como referência quando se trata da temática da Agricultura Urbana, o projeto pinhaiense atende centenas de famílias, com a distribuição de mudas e adubo orgânico para que sejam cultivados até mesmo em pequenos espaços. Essa ação, além de fornecer alimentos saudáveis para as famílias, auxilia na redução das despesas e pode também ser um gerador de renda.
Jorge Ricardo, diretor de Agricultura e Abastecimento, explica que além de entregar aos munícipes mudas e fertilizantes. “É realizada toda a assistência necessária à população participante, fazemos as orientações e o acompanhamento que precisam. Estamos sempre nos aperfeiçoando e ficamos bem contentes em ver que muitos dos participantes não ficam esperando a entrega da prefeitura, e transformam pequenos espaços urbanos em produtivas hortas”, finaliza Ricardo.