Quem passou na tarde do dia 8 de outubro pela Rua da Cidadania do Boa Vista teve uma experiência diferente. A Fundação Cultural de Curitiba (FCC), realizou uma apresentação com o grupo É No Choro que Eu Vou.
A ação abriu a programação do Outubro Rosa na Regional Boa Vista. O Outubro Rosa foi instituído no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. É um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama.
A data é celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença, além de proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.
Roda de choro e conscientização
Além de boa música, este mês, a Rua da Cidadania do Boa Vista fará diversas atividades para chamar a atenção das pessoas para a questão do câncer de mama.
“Hoje, além da roda de choro, os servidores vieram com peças de roupas cor-de-rosa e todas as mulheres ganharam um aromatizador e um folder com informações sobre os cuidados com o câncer de mama”, explicou a administradora regional, Janaína Lopes Gher.
Diagnóstico precoce
Segundo a administradora, todo este esforço é para chamar a atenção das mulheres e homens para procurar as unidades de saúde e fazer os exames preventivos.
“Quando se trata de câncer, é importante que o diagnóstico seja precoce, porque aumenta em muito as chances de cura. Por isso os cuidados são importantes, incluindo autoexame”, reforçou Janaína.
Uma barraca do Instituto Humanista de Desenvolvimento Social (Humsol) foi instalada na feira de artesanato da rua para levar mais informações sobre o tema ao público.
Lenços, perucas e mama amiga
Na feira, a presidente do Humsol, Simone Beck Ribeiro (presidente) e a voluntária Helen de Vasconcelos, falavam sobre como as pacientes que passam por quimioterapia podem usar os lenços e a mama de tricô – para quem aguarda a reconstituição da mama.
“Um tópico importante também é a Mama Amiga, uma mama de plástico que usamos em palestras e workshops para as mulheres aprendem a se tocar e identificar alterações nos seios”, explicou Simone.
O Humsol também confecciona perucas para as pacientes que sofrem com a perda de cabelos em função do tratamento. “Recebemos doação de cabelo e um voluntário confecciona a peruca”, explicou Simone.
Além disso o instituto também colocou à venda produtos do bazar, como CDs, faixa de cabelo, livros de autoria de Silmara Franco e camisetas. Toda a renda é revertida para a manutenção do instituto.
Lembrancinhas importantes
Durante o mês de outubro, a Rua da Cidadania vai manter a programação voltada ao combate ao câncer de mama. No dia 15 de outubro, as servidoras da Rua da Cidadania ganharam um pequeno presente: dois sabonetes em formato de rosa e um texto explicativo sobre o autoexame.
No dia 22 de outubro, serão distribuídos vasinhos de flores boca-de-leão ou amor-perfeito para servidoras, lojistas, artesãs da feira de artesanatos e comunidade, além de texto explicativo sobre os cuidados para diagnóstico precoce.
“Em todas as oportunidades que pudermos vamos abordar o tema câncer de mama e ajudar a disseminar as informações para combater esta doença”, disse a administradora Janaína Lopes Gher.
Tema presente nas regionais
Este esforço é repetido nas demais nove regionais administrativas de Curitiba. Na Regional Bairro Novo, por exemplo, no dia 13, teve o Encontro Rosa, no Clube da Gente, voltado para a comunidade em geral. O evento foi intercalado com dinâmicas sobre o tema câncer de mama com os profissionais de educação física.
No dia 14, a Associação das Amigas da Mama fez palestra e abertura da exposição “A importância do Outubro Rosa”. No dia 20, haverá uma ação de ciclistas, o Pedala Curitiba Rosa.
No dia 27, está programada uma caminhada até a Rua da Cidadania do Bairro Novo, com blitz em frente prédio e distribuição de material de orientação a respeito do tema.
A Regional Portão já iniciou a arrecadação de lenços e adereços cabeça, além de produtos higiene pessoal que serão doados para a Associação de Amigas da Mama (AAMA).
Orientação nos Cras e Creas
A Fundação de Ação Social (FAS), por sua vez, promoverá atividades lúdicas presenciais nas regionais, além de usar a tecnologia para conversar a distância sobre a importância do autocuidado para a identificação precoce do câncer de mama.
Estão sendo organizadas ações para as mulheres de todas as idades cadastradas nos Cras e Creas (unidades de atendimento social), SCFV (serviços de convivência e fortalecimento de vínculos) e agências do Sine (para busca de vagas no mercado de trabalho) das unidades da FAS de atenção social e voltadas à profissionalização.