Muitos profissionais usam as redes sociais – e a imprensa on-line – para divulgar seus produtos e serviços. Alguns até se autodenominam especialistas e passam informações e aconselham seus seguidores e potenciais clientes.
De acordo com PhD, Fabiano de Abreu, neurocientista, psicanalista, biólogo e especialista em neuromarketing, a internet foi fundamental para dar aos profissionais uma nova oportunidade de divulgar seu trabalho. Por outro lado, o digital trouxe uma consequência: a possibilidade de falsos profissionais se passarem por especialistas.
“As possibilidades de comunicação oferecidas pela internet são, muitas vezes, utilizadas por indivíduos que se dizem profissionais sérios, mas que, na verdade, não possuem a qualificação necessária para serem referência nos temas que tratam em suas redes sociais e na imprensa”, explica.
Diante desse cenário, é comum se deparar com os chamados “gurus”, que se autodenominam especialistas e utilizam o marketing de conteúdo digital para atrair seguidores – sempre com o objetivo de aumentar suas vendas.
“Os gurus da internet utilizam o marketing digital para potencializar sua autoridade nas redes sociais. Além disso, atraem muitas pessoas com promessas extravagantes – que, na maioria das vezes, são falsas”, aponta Abreu.
Para não ser enganado por um falso profissional na internet, o neurocientista ressalta que é necessário estar atento não somente ao conteúdo produzido pelo guru, mas também aos seus comportamentos.
“Falsos profissionais na internet costumam atrair as pessoas com iscas relacionadas ao ganho de dinheiro fácil e rápido, seja por meio de vendas ou por meio da capacitação para a prestação de um serviço. Antes de consumir algo desse profissional, é importante que você observe o tipo de conteúdo produzido e, acima de tudo, o comportamento adotado. Reconhecer um guru não é difícil, basta pesquisar sobre sua trajetória para verificar que muitas informações transmitidas nas redes sociais são, na verdade, invenções”, finaliza o neurologista.