sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Expedição Filhas do Paraná vai percorrer 2,5 mil km para conscientizar sobre Outubro Rosa

Expedição Filhas do Paraná vai percorrer 2,5 mil km para conscientizar sobre Outubro Rosa

Expedição Filhas do Paraná - Rota de Mototurismo
Ação vai conciliar saúde, economia, sustentabilidade, turismo, esporte e aventura

Saúde, economia, sustentabilidade, turismo, esporte e aventura. Tudo misturado para deixar o Paraná mais rosa nos próximos 15 dias. É assim, empunhando a bandeira do Outubro Rosa e da prevenção ao câncer de mama, que 15 mulheres motociclistas deram início na quinta-feira (14) à Expedição Filhas do Paraná, uma viagem de 15 dias pelo Estado, percorrendo 40 cidades e mais de 2,5 mil quilômetros.

A largada para a rota ocorreu no Palácio Iguaçu e contou com a presença do governador em exercício Darci Piana. O evento conta com o apoio da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), por meio da Paraná Turismo e do Instituto Água e Terra (IAT), Paraná Esporte e da E-Paraná Comunicação.

“É um projeto especial, por ser das mulheres, e uma iniciativa moderna, que alia a divulgação do turismo do Paraná para todo o País e a promoção da saúde, da conscientização dos cuidados necessários para a prevenção do câncer de mana através do Outubro Rosa”, afirmou Piana. “O turismo é uma bandeira muito importante para o governador Ratinho Junior e esse evento colabora para isso”.

Diretora-geral da Sedest, Fabiana Campos destacou que as motociclistas farão paradas estratégicas durante todo o percurso para o plantio de 250 mudas de espécies nativas (manacá-rosa) produzidas nos viveiros do IAT. “Esse projeto congrega inovação, saúde, sustentabilidade e meio ambiente. Tudo através da força da mulher paranaense. E o manacá-rosa será a lembrança e o marco desta travessia pelo Estado”, disse.

A ação, explicou o superintendente-geral de Esporte, Helio Wirbiski, integra um conjunto de medidas adotadas pela Paraná Esporte para fazer das modalidades a motor um indutor da retomada do turismo no Paraná com o avanço da vacinação contra a Covid-19.

“É um evento pioneiro, que vai mexer com diferentes cidades e regiões do Paraná”, afirmou.

O itinerário, idealizado pela Paraná Turismo, prevê a passagem por 40 municípios que fazem divisa com Santa Catarina, São Paulo e Mato Grosso do Sul, e fronteira com Argentina e Paraguai, de diferentes regiões do Estado. A chegada será no dia 30, em Matinhos, no Litoral. “Vamos mostrar e promover os pontos turísticos do Paraná, ajudando no renascimento do setor”, comentou o diretor de Marketing e Inovação da Paraná Turismo, Irapuan Cortes.

Presidente da Confraria Filhas do Vento e da Liberdade e uma das idealizadoras do projeto, Telma Crummenauer era uma das mais empolgadas com a possibilidade de conhecer uma série de cantinhos do Paraná com o vento batendo no rosto. “É uma viagem de conscientização para que a mulher possa se amar e se cuidar. E permitir que a gente conheça de fato o nosso Paraná”, afirmou.

PRESENÇAS

Participaram do evento a presidente da E-Paraná, Clecy Amadori; a chefe do Departamento dos Direitos da Mulher da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho, Mara Sperandio; e o assessor da Governadoria, Lineu Tomass.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress