No dia 23 de abril comemoramos o Dia Nacional da Educação de Surdos. Em Pinhais, se assumiu o compromisso com as pessoas que são limitadas no aspecto de ouvir, porém possuem uma comunicação diferenciada e grande potencial. O Centro Municipal às Deficiências Sensoriais (CADS) Helen Keller, desde o ano de 2010 oferta os serviços de Atendimento Educacional Especializado (AEE) a estes munícipes, conforme o Decreto 5626/05, oportunizando a aprendizagem de Libras (Língua Brasileira de Sinais), de Língua Portuguesa e Libras na modalidade escrita, de acordo com cronograma de atendimento.
Segundo a coordenadora do CADS, Maria Luiza Gouveia da Fonseca, no AEE de Libras o educando tem a oportunidade de aprender sua língua, tornando-se fluente, construindo sua identidade surda. “Este espaço pode ser considerado uma complementação do conteúdo ministrado no ensino regular, por meio de recursos didáticos específicos com auxílio dos profissionais especializados, considerando que o mesmo possui direito ao intérprete na sala de aula comum”, explica Maria Luiza.
Já o AEE de Língua Portuguesa na modalidade escrita é desenvolvido por professor bilíngue, por meio de práticas de letramento em variadas áreas do conhecimento. “Todos que frequentam este serviço recebem o apoio à inclusão na escola regular e na família. Desde o ano de 2011 as famílias participam do projeto ‘Comunica Ação entre pais’, que acontece a cada dois meses, um momento de encontro, de escuta e troca de experiências”, afirma a coordenadora do CADS.
O ensino da Língua de sinais também é ofertado à comunidade por meio de curso de Libras Básico I, II e III. Neste semestre, as aulas estão sendo ministradas no Colégio Estadual Amyntas de Barros e no CAIC Marcelino Champagnat.
Serviço
O Centro Municipal às Deficiências Sensoriais CADS Helen Keller está localizado na Rua João Mendes Batista, 430, no Bairro Maria Antonieta, anexo ao CAIC Marcelino Champagnat.