terça-feira, 30 de abril de 2024
Acidentes envolvendo ciclistas preocupam população

Acidentes envolvendo ciclistas preocupam população

por Noelcir Bello

10429247_10153267641694204_2832999990363415275_n

 

A região metropolitana de Curitiba está em alerta, pois só nos últimos quinze dias, oito pessoas foram vitimas de atropelamento. Todas estas vítimas perderam a vida brutalmente ao se deslocarem pela cidade andando com suas bicicletas.

Apesar de haver, hoje, alguns pontos com ciclovias e ciclofaixas, ainda temos muito para fazer em relação a proteção das pessoas que preferem se utilizar de um meio de transporte alternativo e mais saudável.

O fato é que precisamos encontrar formas de convivência mais saudáveis entre automóveis e bicicletas, pois, em comum, os dois têm em sua condução o ser humano. No entanto, parece que está faltando uma orientação detalhada para forma de se conduzir cada tipo de meio de transporte. Do contrário, as pessoas irão continuar a sofrer acidentes, os quais ceifam as vidas de personagens queridos de nossa história, e os mesmos acabam apenas virando estatísticas.

Atualmente, temos diversos grupos organizados para lutar e defender os direitos e a segurança dos ciclistas.

Reunião

Na última quarta-feira (22), o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, preocupado com estes índices de violência no trânsito, envolvendo o meio de transporte mais vulnerável e que ao mesmo tempo vem crescendo consideravelmente, convocou os representantes de diversas entidades dos ciclistas para uma conversa em seu gabinete.

A intenção visa encontrar alguma solução para a boa convivência entre os diversos meios de transporte. Na oportunidade, foram discutidas muitas alternativas e todos puderam opinar na busca de soluções para minimizar a incidência de acidentes e mortes na região metropolitana.

O prefeito Gustavo Fruet se comprometeu a continuar ampliando as ciclovias e ciclofaixas em Curitiba, bem como investir em campanhas de conscientização. Os ciclistas anunciaram mais um Bike Ghost, homenagem aos ciclistas mortos em acidentes, para o sábado (25), na praça do Ciclista, em Curitiba.

Dicas de comportamento para os ciclistas

Como o ciclista deve se portar: Use roupas claras ou chamativas; mantenha os refletores limpos; evite ruas e avenidas muito movimentadas; mantenha-se a direita e na mão de direção; sempre sinalize suas intenções; obedeça as leis de trânsito; nunca faça zig-zag no trânsito; seja educado.

O que nunca deve ser feito: nunca pedale na contramão; nunca entre em velocidade nas esquinas, cruzamentos e saída de estacionamentos; nunca pedale muito próximo ao meio fio; não fique olhando para traz o tempo todo; preocupe-se com o que vem pela frente; não use fones de ouvidos; não pedale onde o motorista não o veja; nunca force uma situação em relação ao outro veiculo.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress