O presidente da Câmara de Pinhais, vereador Marcinho (PSD), parabenizou a Prefeitura pela valorização e investimentos no meio ambiente, demonstrando que a gestão municipal tem responsabilidade ambiental e investe no desenvolvimento sustentável. Na semana em que aconteceu o Dia da Árvore, por exemplo, a Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), realizou uma série de atividades, que iniciou na manhã de terça-feira (21), com o plantio de árvores em frente ao Instituto Federal do Paraná (IFPR).
“Foram diversas ações ao longo da semana, a exemplo do plantio de mudas de árvores em vários locais, inclusive algumas contaram com a participação de jovens e crianças. É muito importante que a gestão revele responsabilidade quanto à preservação do meio ambiente e à educação ambiental, começando nas escolas. Com futuros adultos mais conscientes e responsáveis, somente assim, teremos um futuro mais seguro ao planeta e à sobrevivência de todas as espécies vivas, inclusive, a espécie humana. Outro ponto fundamental à gestão, são os programas de regularização fundiária em curso desde 2009, quando do início da gestão do então prefeito Luizão Goulart. A prefeita Marli Paulino tem dado continuidade a esses programas que não somente visam levar mais qualidade de vida a milhares de famílias, elevando o IDH do município, mas, também, objetivam a preservação do meio ambiente. Ao serem retiradas famílias de áreas irregulares, promove-se a preservação das margens dos rios, com investimentos na recuperação dessas áreas antes degradadas”, pontua Marcinho.
Na ação, em parceria com o Instituto Federal do Paraná, houve o plantio de 18 ipês amarelo e a participação da prefeita Marli Paulino, da vice-prefeita, Rosa Maria, da secretária de Meio Ambiente, Rosana Boeira Ilheu, servidores da Semma, do diretor da IFPR, Celso Buiar, professores e alunos do Instituto, da diretoria do Lions Curitiba Batel, do Rotary Club Pinhais e do Grupo de Escoteiro Pingo d’Água.
34 araucárias plantadas no Parque Linear
Também no Dia da Árvore, no período da tarde, aconteceu o plantio de 34 araucárias no Parque Linear às margens do Rio Atuba, entre as ruas Mandaguaçu e Apucarana. Nesta ação, além da presença das autoridades municipais, estiveram representantes da Associação de Mulheres do Meio Ambiente (AMMA), da Associação de Moradores Nova União Pinhais (AMNUP), grupo de escoteiros Desbravadores Diamante do Rei, do Rotary Club Pinhais, além de servidores da Semma.
Ainda, para marcar o Dia da Árvore, na manhã de quarta-feira (22), aconteceu o plantio de árvores na Escola Municipal Cândido Portinari. Este evento, em parceria com Instituto Atleta Bom de Nota, teve a participação de 35 alunos do 4º e 5º anos. No ato, aconteceu o plantio de 11 quaresmeiras, três extremosas, três dedaleiros, duas pitangueiras e duas cerejeiras em frente a Escola e no Parque Linear do Jardim Claudia.
Educação Ambiental
Além dessas ações que demonstram o amor à árvore, a Semma realizou, na manhã de sexta-feira (24), no bairro Alto Tarumã, mais uma ação de educação ambiental. Nesta, a equipe da Semma conversou com os moradores e entregou folders educativos sobre a constante coleta de resíduos feita no bairro. Juntamente com esta ação, foi realizada a retirada de materiais que foram descartados na natureza.
Arnaldo do Vizinho Solidário ressalta projeto de lei de incentivo a doações para o Banco de Ração
O vereador Arnaldo do Vizinho Solidário ressaltou projeto de lei apreciado em plenário na sessão do dia 21 que prevê um estímulo a doações ao Banco de Ração da Prefeitura por parte dos empresários. ”Hoje, estaremos votando aqui na Casa um projeto de lei que deverá incentivar a doação de ração ao Banco de Ração por parte dos empresários. O empresário que doar pelo menos 250 kg por ano ganhará um selo de empresa parceira dos animais. Os 250 kg por ano, divididos a cada mês, não é difícil. Acredito que esse projeto será um estímulo importante para as doações”, ressaltou.
“Não comparecer a exames médicos marcados tira a vez de quem realmente quer e precisa”, alerta o vereador Tielo
O vereador Tielo relatou um problema que vem ocorrendo na Unidade de Saúde Vila Amélia. Há cerca de 250 exames de especialidades em que os pacientes não compareceram para realizar os procedimentos médicos. ”Tomei conhecimento destes dados ao conversar com a coordenadora do Posto de Saúde, Thaís. Enfim, não vou passar a mão na cabeça da população quando está errada. Estou aqui para defender os direitos do povo, mas, a população também precisa fazer a sua parte. Quando está errada, não vou deixar de dizer. Não comparecer tira a vez de outras pessoas que querem e precisam fazer os exames. Muitos precisam de um exame com urgência. Aliás, a conversa foi produtiva. Fiz vários pedidos de melhorias, e a coordenadora me disse que muita coisa vai melhorar naquela Unidade de Saúde”, relatou.
Vereador Binga afirma que nome de Pinhais deve e merece ser valorizado a todo momento
O vereador Binga (Cidadania) reiterou na tribuna a importância de valorizar o nome de Pinhais, em todos os momentos, inclusive, fora do município. ”Hoje, tive o prazer de dizer ao pessoal do Autódromo quantas vezes achamos que deveriam ter colocado apenas o nome de Pinhais. Vamos valorizar o nome de Pinhais a todo momento. Estive na Pedalada, onde havia diversos prefeitos, inclusive, o de Piraquara. Mencionaram Pedalada de Piraquara. Falei que não, que a pedalada era de Pinhais, pois os ciclistas eram daqui”, colocou.
Dois Títulos de Mérito Esportivo a paratletas
Nas Explicações Pessoais, Binga parabenizou os dois paratletas homenageados com Título de Mérito Esportivo. Ambos os títulos foram aprovados por unanimidade durante a sessão. O primeiro deles, uma proposição do vereador Fernando dos Santos, foi ao paratleta olímpico Tiago da Silva, que conquistou medalha de ouro ao Brasil nos Jogos Paraolímpicos de 2021. O segundo, foi a jovem paratleta de natação, Ana Beatriz da Silva Santos, que já conquistou três medalhas de ouro em campeonatos, na categoria S5, com lesão medular. ”Tiago e Ana Beatriz, vocês são um exemplo a todos nós, pela capacidade de superação. O Tiago, eu conheço desde que ele era quase uma criança. Um orgulho a Pinhais. Aos poucos, foi perdendo a visão, mas, não desistiu e hoje é campeão. Assisti, pela primeira vez, a uma partida de Fut 5 numa Paraolimpiada, neste ano. Criamos esse Título de Mérito Esportivo para dar visibilidade a nossos atletas. Espero que futuramente Pinhais possa investir mais em nossos atletas, dar mais apoio”, pontuou.
Vereador Joãozinho Ribeiro comemora na tribuna absolvição na Justiça por falsa acusação recebida de adversário político
O vereador Joãozinho Ribeiro (MDB) comemorou, em seu discurso na tribuna, sua absolvição pela Justiça de grave acusação sofrida em mandato passado por um então vereador. O vereador havia sido acusado de fraudar participação em curso pago pela Câmara Municipal de Pinhais. ”Fui absolvido em três julgamentos, pois o Ministério Público recorreu duas vezes. Estou de posse da decisão do TJ-Pr que entendeu que consegui provar que fiz o curso, ao contrário do que o ex-vereador acusou. Esse ex-vereador me denunciou ao Gaeco, o Ministério Público recebeu a denúncia e a juíza acatou. Mas, consegui provar que fizeram uma falsa acusação, inclusive, com documentos falsos e o auxílio de um ex-assessor meu. Estou muito feliz porque tive a oportunidade de voltar a esta tribuna e provar minha inocência. Enquanto quem me acusou está preso e o meu ex-assessor foi condenado. E este vereador dizia aqui na tribuna que eu é quem seria preso”, comemorou.
Fernando dos Santos relata acidente na Avenida Jacob Macanhan por ausência de sinalização em obra
O vereador Fernando dos Santos comentou na tribuna sobre um grave acidente ocorrido recentemente na Avenida Jacob Macanhan com motociclista. O motivo foi uma obra de lombada elevada sem orientação adequada com cones. ”O motociclista não sabia da presença da travessia elevada e passou em alta velocidade, até porque o intenso fluxo da via nos leva a transitar em uma velocidade maior. O motociclista foi hospitalizado no Hospital Cajuru. Não estou criticando a obra, mas a ausência dos cones. Uma obra assim não pode ser feita na hora, pois o asfalto quente causa aderência. Depois, chegou a equipe para arrumar a pintura”, explicou.
Vereador Renan Ceschin presta homenagem na tribuna a mãe falecida
O vereador Renan Ceschin (PODE) prestou uma homenagem a sua mãe, Dona Lia, falecida na semana anterior. ”Minha mãe estaria orgulhosa de mim por eu estar, aqui, trabalhando, três dias após seu falecimento. Eu, que quebrei o protocolo no dia da posse e fui dar um beijo e um abraço nela durante a cerimônia. Não é fácil, foram 36 dias na UTI, sendo 28 dias intubada. Se eu puder dizer algo a quem ainda tem sua mãe ao lado, diria que a valorizem, pois, mãe é a cereja do bolo. Dona Lia, descanse em paz. Peço uma salva de palmas a ela”, discursou o vereador, bastante emocionado.