Prazo para regularização de dívidas dos MEIs se encerra no dia 30 de setembro

Prazo para regularização de dívidas dos MEIs se encerra no dia 30 de setembro

Prazo para regularização de dívidas dos MEIs
Caso não quitem os tributos em atraso os MEIs serão incluídos na Dívida Ativa

Os microempreendedores individuais (MEI) têm até 30 de setembro para regularizar a situação das dívidas fiscais. A Receita Federal estendeu o prazo para os cerca de 1,8 milhão de MEIs com tributos e obrigações em atraso referentes a 2016 e a anos anteriores.

Os débitos podem ser consultados no Programa Gerador do DAS para o MEI, no site da Receita Federal. O pagamento pode ser feito utilizando o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) ou por meio de parcelamento, opções que estão disponíveis no Portal do Simples Nacional. O DAS também pode ser emitido pelo App MEI, disponível para celulares Android ou iOS.

Caso não quitem os tributos em atraso os MEIs serão incluídos na Dívida Ativa da União. A inscrição acarreta cobrança judicial dos débitos e perda de benefícios tributários. Por causa das dificuldades relativas à pandemia, a cobrança não abrangerá MEI com dívidas recentes. Somente os débitos de cinco anos para trás serão inscritos em dívida ativa. Débitos de quem aderiu a algum parcelamento neste ano também não passarão para a cobrança judicial, mesmo em caso de parcelas em atraso ou de desistência da renegociação.

Serviço

Para mais informações sobre o parcelamento entre em contato com a Sala do Empreendedor de Pinhas 3901-5825 ou pelo WhatsApp 99124-7197.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress