Pinhais está entre os 274 municípios selecionados para participar da Pesquisa de Prevalência de Infecção por Covid-19 no Brasil (Prevcov). O estudo, realizado pelo Ministério da Saúde, tem como objetivo identificar o perfil de infecção por coronavírus na população brasileira utilizando a mesma amostra populacional da Pnad Covid-19, desenvolvida pelo Instituto Brasileiros de Geografia e Estatística (IBGE).
Ao todo, foram selecionadas 325 pessoas de 96 domicílios pinhaienses como público que fará parte da amostragem. A primeira etapa foi concluída no mês de agosto, na qual o Ministério da Saúde entrou em contato com os cidadãos selecionados para participar. Já a segunda etapa está em andamento e tem previsão de finalização até o dia 30 de setembro. A Secretaria Municipal de Saúde ressalta a importância da participação da população selecionada.
Nesta fase, os profissionais de saúde da empresa contratada farão o primeiro contato diretamente na residência para coleta da amostra de todos os residentes do domicílio que quiserem participar da pesquisa. O usuário receberá o termo de consentimento e menores de 18 anos deverão ter autorização dos pais ou responsáveis.
Segundo o Ministério da Saúde, a Prevcov será uma das maiores pesquisas globais sobre a prevalência da Covid-19. O estudo soro epidemiológico nacional pode fornecer informações que apoiem a tomada de decisão baseada em evidências, além de mostrar a dinâmica de transmissão, sinalizando como a doença varia de acordo com o cenário e nos diferentes recortes geográficos.
Serviço
Mais informações pelo Disque Saúde 136.