Na última semana, muitos focos de incêndio foram registrados em Piraquara, chegando bem próximo de residências, ameaçando a segurança física e patrimonial de dezenas de pessoas. Somente no mês de agosto, aproximadamente 40 ocorrências de incêndio florestal foram atendidas pelo 6º Grupamento dos Bombeiros no município.
O Corpo de Bombeiros do Paraná disponibiliza um canal de livre acesso, com o registro de todas as ocorrências relacionadas a queimadas. Acesse: http://www.sysbm.bombeiros.pr.gov.br/sysbmnew/menu_imprensa/.
FAÇA SUA PARTE
Algumas medidas simples como não queimar o lixo, folhas e galhos, não jogar bitucas de cigarro em locais com vegetação e não fazer fogueiras diminuem os riscos de incêndios. A fumaça das queimadas se espalha pelo ar, invade as residências, provoca e agrava doenças como asmas, bronquite, rinite, contribui com a poluição do ar e com o aquecimento global.
Provocar queimadas em matas, florestas, terrenos, independente de ser em uma área de proteção ou não, privada ou pública, é crime. Podendo levar o infrator a ser condenado com pena de reclusão, de um a três anos, e também ao pagamento de multa, de acordo com o tamanho da área atingida e varia entre R$ 5 mil a R$ 50 milhões.
Ajude a cuidar da cidade, somente com a colaboração de todos será possível diminuir as queimadas que prejudicam tantas pessoas. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente intensifica durante esse período o atendimento das várias denúncias recebidas, mas sem a sensibilização das pessoas, essas ações para coibir a prática são em vão.
SERVIÇO
Denúncias: Secretaria Municipal de Meio Ambiente – (41) 3590-3505
Combate a Incêndios: Corpo de Bombeiros – 193