O deputado federal Luizão Goulart (Republicanos/PR), foi condecorado no dia 25 de agosto, quarta-feira, pelo Exército Brasileiro, com a Medalha do Pacificador. A honraria é conferida a militares e civis que tenham prestado relevantes serviços no cumprimento de suas funções. Marcada por uma série de desfiles militares, a cerimônia também homenageou o Dia do Soldado, celebrado na data. Compareceram ao evento o presidente da República, Jair Bolsonaro, e diversos ministros, além do Comandante do Exército, general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira.
Luizão agradeceu a condecoração e reafirmou a importância das Forças Armadas na preservação da democracia e das instituições constituídas perante a sociedade. “Acredito que mais do que a mim, o Exército busca com esse gesto demonstrar o respeito e apreço que tem pelas instituições, sobretudo pelo Congresso Nacional e, em particular, pela Câmara, do qual sou representante neste momento”, disse o deputado.
A homenagem
A Medalha do Pacificador foi criada em 1953, como parte das homenagens do Exército a Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, no aniversário dos 150 anos de seu nascimento.