Novo Ligeirão traz comodidade e reduz tempo de deslocamento

Novo Ligeirão traz comodidade e reduz tempo de deslocamento

Com uma frota de três veículos, a Fagundes Varela/Pinheirinho circula com intervalo médio de 20 minutos
O novo Ligeirão permite a integração de 18 linhas pelas estações-tubo, sem contar as conexões que podem ser feitas no Terminal Pinheirinho

O Ligeirão Fagundes Varela/Pinheirinho ganhou a aprovação dos passageiros. Inaugurada há um mês, a nova linha, que faz uma ligação inédita entre o Norte e o Sul da cidade pela Linha Verde (BR-476), já transportou 42 mil usuários desde então e o movimento cresce a cada dia.

Para os usuários, a principal vantagem é a redução de tempo de deslocamento. O novo Ligeirão permite a integração de 18 linhas pelas estações-tubo, sem contar as conexões que podem ser feitas no Terminal Pinheirinho, o maior da cidade, por onde circulam 46 linhas, sendo quatro metropolitanas. Isso sem ter que pagar outra passagem.

Sergio Ricardo Pruner
Sergio Ricardo Pruner

“A viagem de Fazenda Rio Grande, na região metropolitana, onde moro, até o Bairro Alto, onde trabalho, é, agora, 40 minutos mais rápida. Antes eu tinha que acordar 5h15. Agora posso acordar 6h para ir trabalhar. É um tempo a mais para descanso”, diz o promotor de vendas Sergio Ricardo Pruner.

Nilda Ribeiro
Nilda Ribeiro

Para a diarista Nilda Ribeiro, a vantagem foi reduzir o número de ônibus que tinha que pegar para ir trabalhar. “Reduzi de quatro para dois ônibus. Facilitou muito. Antes, além disso, tinha que caminhar uns 25 minutos para chegar no ponto” conta.

Alvacy Figueiredo
Alvacy Figueiredo

A aposentada Alvacy Figueiredo também comemorou a comodidade da nova estação Fagundes Varela, implantada para o projeto do Ligeirão. “Ainda não experimentei o Ligeirão, mas estou usando as outras linhas que passam aqui (Colina Verde e Hugo Lange). Já melhorou muito. Eu tinha que andar cinco quadras até o ponto. Agora posso vir nessa estação-tubo, que tem banco para sentar e é segura”, diz.

Segundo Alvacy, é muito bom ter uma ligação do Bairro Alto com o sul da cidade. “Lá, na região sul, tem o Hospital do Idoso. É muito importante uma linha como essa para quem é de idade e vive aqui. Fica mais fácil, diz.

O bancário aposentado Carlos Felix dos Santos vai do Bigorrilho ao Bairro Alto para visitar o irmão. Para ele, a vantagem é poder atravessar a cidade sem pagar mais uma passagem. “Se fosse de carro de aplicativo teria que pagar, no mínimo, o dobro”, diz.

Tempo de Viagem

Com uma frota de três veículos – um biarticulado e dois articulados –, a Fagundes Varela/Pinheirinho circula com intervalo médio de 20 minutos. A viagem completa de 29 quilômetros leva uma hora (30 minutos em cada sentido).

A Urbs estima que a linha poderá transportar até oito mil passageiros por dia. “Por enquanto o passageiro ainda está descobrindo a nova linha, aprendendo a usar e ver as conexões possíveis. Mas essa é uma linha importante, porque liga o Norte e o Sul da cidade pela Linha Verde, que é uma obra muito aguardada pela população. No futuro teremos mais integrações”, diz Ogeny Pedro Maia Neto, presidente da Urbs.

São nove estações de parada, número que será ampliado no futuro com o avanço das obras da Linha Verde Norte para a implantação das estações Solar e Atuba e a instalação de outras estações no sentido sul da cidade.

A Linha Verde é o 6º eixo de transporte e de integração viária de Curitiba. Ao todo serão 22 quilômetros de extensão de uma via urbana ao longo do eixo ligando a cidade do Sul ao Norte, desde o Pinheirinho ao Atuba, com estrutura de transporte e urbanização, beneficiando 22 bairros em uma área de abrangência onde vivem perto de 300 mil pessoas.

A entrada em operação do Ligeirão faz parte das contrapartidas do município ao financiamento dessas obras por parte da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD).

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress