Quinta parcela do auxílio alimentar tem ajudado curitibanos sem renda

Quinta parcela do auxílio alimentar tem ajudado curitibanos sem renda

Lidia Kraus, fazendo compras no Armazém da Família da Boa Vista
O auxílio alimentar foi lançado pelo prefeito Rafael Greca em abril e em julho o benefício foi prorrogado por mais três meses

Desempregada desde o final de 2020, quando encerrou o contrato do serviço temporário como técnica administrativa, Lidia Kraus, 41 anos, viu as contas de casa apertarem. Ela vive com os filhos Arthur, de 16 anos, e Mariana, de 12. Sem renda para se manter, está cadastrada no Cras Atuba e, desde abril, é beneficiada com o auxílio alimentar da Prefeitura.

“Se não fosse a ajuda da Prefeitura nesse período não sei o que faria”, conta ela. “Desde a chegada da pandemia, tudo ficou mais difícil e eu como mãe solo tive que me virar para comprar alimentos para meus filhos”, afirma.

A quinta parcela do crédito de R$ 70 está disponível desde o dia 27 de agosto para os beneficiados do Grupo 1 fazerem compras nos Armazéns da Família. Para evitar aglomerações, as famílias foram divididas em cinco grupos que semanalmente devem procurar qualquer unidade em datas específicas.

O auxílio alimentar foi lançado pelo prefeito Rafael Greca em abril e em julho o benefício foi prorrogado por mais três meses, até fim de outubro. Atualmente, 29,3 mil famílias já estão cadastradas nos Armazéns da Família para receber o auxílio, mas o benefício pode ser liberado para um total de 35 mil famílias.

Têm direito a receber o crédito famílias vulneráveis inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal e atendidas pelos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) da Prefeitura.

“As famílias que tenham a necessidade de receber auxílio alimentar, mas que ainda não fazem parte do CadÚnico, devem procurar o Cras da sua região para fazer a inscrição”, salienta o secretário municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Luiz Gusi.

Todos as famílias aptas a receber o auxílio alimentar já foram informadas das datas de liberação do crédito por grupo.

Mobilização

Com o crédito alimentar, as famílias podem adquirir qualquer produto nos 34 Armazéns da Família. São cerca de 350 itens entre gêneros alimentícios e itens de higiene e limpeza.

A iniciativa da Prefeitura é uma ação conjunta da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN), da Fundação de Ação Social (FAS) e da Secretaria Municipal de Finanças.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress