Sobrancelhas definidas, cabelo cortado e unhas esmaltadas. Este foi o resultado de um tratamento oferecido a mulheres em vulnerabilidade atendidas em um dos hotéis sociais da Prefeitura localizado na Rua Conselheiro Araújo, na segunda-feira (9/8).
Com o propósito de elevar a autoestima e animar as participantes na busca por uma colocação no mercado de trabalho, por uma qualificação profissional ou para a volta aos estudos, a ação foi desenvolvida em parceria com uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, o Projeto Vida Promoção Social.
“Dentro de toda a rede de atendimento que a Prefeitura oferece, essa atividade contribui para resgatar vidas que estão sem esperança, sem um futuro, e temos alegria em participar deste momento”, compartilhou o diretor-executivo do Projeto Vida, Paulo Pereira de Novaes.
Com atendimento a seis mulheres de 32 a 54 anos em situação de vulnerabilidade e fragilidade social, a ação está inserida no projeto Nova Morada, Vida Nova, coordenado pelo Departamento de Política Sobre Drogas da Secretaria de Defesa Social e Trânsito. No próximo mês, uma nova sessão de cuidados pessoais será ofertada a elas.
“A autoestima é a sensação de valor que uma pessoa tem a respeito de si mesma e está ligada à autoconfiança e à força para enfrentar obstáculos. Sentir-se bonita traz satisfação pessoal e, com isso, as pessoas se sentem mais confiantes e adotam melhores hábitos de vida”, argumenta o coordenador do Departamento de Política Sobre Drogas, Thiago Ferro.
Interatividade
As voluntárias interagiram com as mulheres atendidas na sessão de embelezamento para integrá-las e motivá-las.
A equipe do Departamento de Política Sobre Drogas acompanhou de perto o desenvolvimento da atividade e ouviu os agradecimentos das participantes, que relataram ter recebido uma injeção de ânimo com serviços que não usufruíam há muito tempo.
“Estou saindo de um quadro depressivo e acredito que esse tipo de iniciativa pode me ajudar mais”, disse D.S., uma das mulheres participantes.