Secretaria de Saúde de Fazenda Rio Grande orienta a população sobre a vacinação

Secretaria de Saúde de Fazenda Rio Grande orienta a população sobre a vacinação

A diretora de Vigilância em Saúde de Fazenda Rio Grande, Nelcelí Garcia, alerta, também, sobre a importância da segunda dose
A diretora de Vigilância em Saúde, Nelcelí Garcia, alerta, também, sobre a importância da segunda dose

Com a chegada de lotes semanais, Fazenda Rio Grande segue com a vacinação contra a Covid-19. Na quarta-feira, dia 11, foram vacinadas pessoas com 30 anos ou mais com a 1ª dose. Na quinta-feira, dia 12, foi a vez da população com idade de 29 anos ou mais. Também foram atendidas as pessoas que fazem parte de algum grupo prioritário e ainda não tinha recebido a vacina, além das pessoas que precisam receber a 2ª dose.

A continuidade do cronograma por faixas etárias seguirá de acordo com as a novas remessas de imunizantes, entregues pelo Ministério da Saúde ao Estado e este ao município.

Gestantes e puérperas

Para a vacinação das gestantes e puérperas, a Secretaria da Saúde segue as orientações da Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações, que indica para as mulheres desse grupo, a partir de 18 anos, somente os imunizantes Coronavac ou Pfizer.

Além disso, a vacinação contra a Covid-19 também está condicionada a uma avaliação individualizada, compartilhada entre a mulher e o seu médico.

Orientação

Para receber a vacina a SMS orienta a população a acessar o site oficial da prefeitura: https://fazendariogrande.pr.gov.br/ para verificar se neste dia, está havendo vacinação, e confirme a idade, os locais de vacinação e os horários.

Também é preciso apresentar um documento de identificação com foto, CPF e um comprovante de residência com endereço de Fazenda Rio Grande. Em casos de familiares que estão em estadia temporária no município por motivo de saúde ou outros motivos, este deve apresentar o comprovante de residência do familiar e uma declaração feita em punho pela pessoa que reside no endereço, explicando o motivo da estadia do familiar.

A diretora de Vigilância em Saúde, Nelcelí Garcia, alerta, também, sobre a importância da segunda dose.

“A primeira dose vai desencadear um estímulo da resposta do nosso sistema imune. Quando tomamos a primeira dose, ela já aciona o nosso sistema de defesa e este já começa a produzir os anticorpos. Mas apenas uma dose não é suficiente, precisamos completar o esquema. Esse reforço fará com que a produção de anticorpos seja completa para aquela determinada vacina ainda e nos deixe imune por mais tempo”, explica a diretora.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress