Na quinta-feira (5/08), foi lançado em Pinhais o Programa Cartão Futuro, iniciativa do Governo do Estado, e que no município conta com a execução da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. O evento, realizado no Cenforpe (Centro de Formação dos Profissionais da Educação), contou com a presença do deputado federal Luizão Goulart (Republicanos) e do presidente da Câmara Municipal, Marcinho (PSD), entre outras autoridades, como a prefeita Marli Paulino (PSD).
A proposta é a de fomentar a inserção de jovens no mercado de trabalho, proporcionando formação técnica e profissional, além de uma remuneração mensal. O programa atenderá jovens de 14 a 18 anos em situação de desemprego involuntário e/ou vulnerabilidade social, público-alvo da Secretaria Municipal de Assistência Social.
O presidente do Poder Legislativo municipal, vereador Marcinho, afirma que o programa é uma excelente iniciativa de inserção dos jovens no mercado de trabalho, proporcionando a qualificação necessária, juntamente com uma renda mensal. “Os jovens sem experiência são os que mais encontram dificuldades para ingressar no mercado de trabalho. Esse programa, que existe desde 2019, deverá ajudar em muito jovens de famílias de baixa renda, principalmente, quando se considera o momento atual na economia, que ainda é delicado, em razão da pandemia. Ficamos felizes com essa parceria com o Governo do Estado, onde toda a sociedade sai ganhando. Os jovens e suas famílias, que garantem uma renda a mais, os empregadores, que recebem uma subvenção econômica e a economia como um todo, pela geração de emprego, renda e estímulo ao consumo. Somente com emprego, renda e qualificação profissional um município pode garantir níveis de desenvolvimento humano satisfatórios”, defende.
Cartão Futuro Emergencial
O Programa Cartão Futuro foi instituído em 2019, e com o objetivo de manter o emprego dos jovens aprendizes durante a pandemia, foi ampliado e lançado o Cartão Futuro Emergencial (lei estadual nº 20.328/2020). O programa concede uma ajuda de custo aos empregadores que mantiverem o contrato de adolescentes aprendizes, durante a vigência do estado de calamidade pública no Paraná.
Incentivo a empregadores
Pela lei, o empregador que mantiver o contrato ativo com aprendizes menores de 18 anos terá acesso à subvenção econômica no valor de R$ 300,00, por aprendiz, por um prazo de 60 dias após o pagamento da última parcela do auxílio.
O cadastramento das empresas interessadas em aderir ao programa deve ser feito pelo site: www.cartaofuturo.pr.gov.br. Na sequência, o processo será realizado por meio das Agências do Trabalhador do Estado.
Reunião preparatória
Na segunda-feira (02/08), a diretora de Geração de Emprego e Renda, Márcia Ferreira, e o diretor de Eventos e Turismo, Wilton Neto, receberam o coordenador de Apoio à Geração de Emprego e Renda, da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho do Estado do Paraná, Alberto Ricardo Opolz, para discutir os detalhes do lançamento do programa em Pinhais.
Tomé agradece a Casa e Prefeitura por projeto que resultou em Decreto Municipal sobre escolha de vacinas contra Covid-19
Na primeira sessão em plenário após o recesso parlamentar, na terça-feira (03/08), o vereador Tomé agradeceu na tribuna a assinatura de todos os vereadores da Casa a seu Projeto de Indicação ao Poder Executivo sobre a escolha de vacinas contra a Covid-19 por parte da população. O projeto prevê a ida para o fim da fila de vacinação do cidadão que se recusar a tomar a vacina disponível quando for chamado para receber o imunizante. A prefeitura acatou a sugestão do Poder Legislativo a partir do decreto 587. ”Meus agradecimentos a todos os vereadores e a prefeitura por acatar nossa sugestão”, agradeceu.
O vereador ainda agradeceu a Secretaria de Meio Ambiente pelo grande trabalho que tem feito a partir dos mutirões de limpeza nos bairros. ”Demos algumas sugestões com o intuito de melhorar cada vez mais os serviços ao cidadão. Foram feitos mutirões, recentemente, nos bairros Vargem Grande, Jardim Cláudia e Estância Pinhais. Parabéns pelo grande trabalho”, reiterou Tomé.
Carlinhos do Eliza fala sobre parceria de Pinhais com Colombo para rotatória na Estrada da Graciosa
O vereador Carlinhos do Eliza explanou sobre um projeto de parceria das prefeituras de Pinhais e de Colombo para implantação de uma rotatória na Estrada da Graciosa, na ligação entre os dois municípios, pelo Jardim Mauá, no município vizinho. ”Estamos conversando, nos mobilizando, desde o início do ano, junto com alguns vereadores de Colombo. Os dois municípios estão dispostos a essa parceria. O objetivo da rotatória é diminuir a velocidade dos veículos, que está muito excessiva, causando, até, acidentes, como um que levou a morte um motociclista, recentemente”, explanou.
Arnaldo do Vizinho Solidário comemora requerimento atendido para criação de rede virtual de adoção de pets
O vereador Arnaldo do Vizinho Solidário ressaltou, ao discursar, que a ampliação do prazo para o REFIP deverá ser menor do que o prazo esperado pelos vereadores. O motivo seriam alguns problemas contábeis nas contas da prefeitura. ”A prefeitura está com alguns problemas contábeis, inclusive, vai nos encaminhar projeto de lei na semana que vem a respeito de alguns ajustes necessários e nele deverá vir a ampliação do prazo do REFIP. Infelizmente, o prazo do REFIP não poderá ser ampliado da forma que os vereadores gostariam, ficando uma ampliação menor”, observou.
Arnaldo ainda destacou o requerimento atendido pela prefeitura, que havia sido apresentado em fevereiro passado, para criação de uma rede virtual de adoção de cães e gatos no município. ”Nosso requerimento foi atendido e já há um link no site da prefeitura para divulgação dos animais disponíveis para adoção, contendo fotos, bem como espaço para preenchimento de cadastro aos interessados na adoção”, divulgou.
Vereador Binga repudia aumento no valor do Fundão Eleitoral aprovado em Brasília
O vereador Binga (Cidadania) comentou na tribuna a votação do Fundão Eleitoral na Câmara dos Deputados, em Brasília, que recebeu o repúdio do vereador. ”Meu partido, o Cidadania, não aprovou o aumento quase triplicado no montante do Fundão. Um absurdo, nessa crise provocada pela pandemia, com 550 mil mortos por Covid-19, os parlamentares em Brasília aprovarem um aumento no dinheiro repassado para financiar campanhas eleitorais. Muito triste o que fizeram”, repudiou.
Outro assunto comentado foi o prazo ideal de ampliação do REFIP fosse até 31 de dezembro. ”O ideal seria até o final do ano, considerando toda essa crise, o desemprego, a inflação. Mas, até 13 de outubro, já vai ajudar”, disse Binga.
André de Paula pede para que Guarda Municipal esteja mais atenta a prestar socorro a cidadãos que passam mal nas ruas por problemas de saúde
O vereador André de Paula pediu a Coordenação da Guarda Municipal para que forneça orientações ao efetivo em relação as situações de munícipes, como a relatada por ele na tribuna. O vereador contou que seu assessor chefe de gabinete passava pelo Bairro Alto, dias atrás, e presenciou uma cena lamentável ocorrida com um munícipe. ”Um cidadão passou mal na rua e caiu na calçada. Havia uma viatura da Guarda Municipal que passava pelo local, mas, não prestou socorro ao homem. Por sorte, meu assessor também estava lá e chamou o SAMU. E realmente, verificaram que o senhor estava desmaiado. Registro aqui, na tribuna, essa queixa para pedir a coordenação da Guarda que oriente o efetivo a se prontificar a oferecer ajuda, prestar socorro, chamar o SAMU, em situações semelhantes ocorridas com munícipes nas ruas. Pois, realmente, não havia condições daquele senhor conseguir se locomover e buscar socorro“, pediu.
Vereador Joãozinho Ribeiro destaca ampliação do prazo para o REFIP 2021
O vereador Joãozinho Ribeiro pontuou em seu discurso o Projeto de Indicação ao Poder Executivo de sua autoria e do vereador Binga, que prevê a prorrogação do prazo do REFIP 2021, para financiamento das dívidas de tributos. ”Estamos contentes por a prefeitura ter acolhido nossa sugestão, decidindo prorrogar o prazo do REFIP, neste ano, garantindo, assim, um fôlego a mais ao contribuinte para que possa juntar um dinheiro e poder pagar suas dívidas de tributos. Quem ganha com isso é o cidadão, que obtém um tempo um pouco maior para organizar suas finanças e poder pagar seus tributos com descontos, e evitando passar por uma execução fiscal, por exemplo, por causa de dívidas que se acumulam e se tornam impagáveis”, pontuou.
Renan Ceschin aborda lei de sua autoria sobre autismo que está inspirando outros municípios
O vereador Renan Ceschin destacou o sucesso de seu projeto de lei aprovado na Casa em 2017 e que já é lei municipal. Trata-se da Semana de Conscientização do Espectro Autista, que tem sido copiado por outros municípios, a exemplo de Mauá da Serra, perto de Maringá, de Presidente Castelo Branco, de São José dos Pinhais, de Colombo e de Almirante Tamandaré, que também quer fazer. O único fato a lamentar é o ocorrido em Presidente Castelo Branco, cujo presidente da Câmara Municipal se recusa a colocar o projeto de lei em votação. ”O presidente da Câmara daquele município alega que autismo não é prioridade ao município. E ainda disse que uma das mães, indignada, pela recusa de se colocar em votação, estaria de safadeza com o Poder Legislativo Municipal. Dou toda a força ao vereador Marco Roque, autor do projeto. É uma lei importante para conscientizar as pessoas e combater o preconceito, e que, felizmente, muitos municípios estão copiando, se inspirando no meu projeto. A exemplo do vereador Cesar Manfron, de Almirante Tamandaré, que me procurou pra falar do assunto. Meu desejo é que todos os municípios do nosso estado contem com leis semelhantes”, afirmou.