Famílias de Pinhais, que há anos moravam em condições de risco em áreas de proteção ambiental às margens de rios do município, têm uma qualidade de vida melhor com a mudança para casas próprias.
Foto: Olga Leiria / Cohapar
Já foram entregues 555 moradias na região do Jardim Jerivá, Jardim Palmital e Joaquina e o projeto dever ser concluído ainda em 2015 com a entrega de casas para mais 192 famílias, somando 747 imóveis.
O projeto é realizado graças a um trabalho integrado do poder público, que envolve o Governo do Paraná, Governo Federal e Prefeitura de Pinhais, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Pinhais. Somados os recursos federais, estaduais e municipais, serão investidos R$ 43,5 milhões. O valor também contempla diversos investimentos em infraestrutura para a região beneficiada, onde as casas são construídas.
Entre as intervenções na localidade, estão obras de drenagem e pavimentação nas ruas, regularização fundiária, titulação de imóveis e a construção de dois parques lineares nas antigas áreas onde as famílias residiam, com o objetivo de evitar a reocupação irregular. Os novos espaços públicos contarão com uma biblioteca, duas salas multiuso para a oferta de serviços públicos e uma quadra poliesportiva para uso da população.
Fim do medo
Augusta Alves de Souza, de 68 anos, é aposentada e, desde dezembro de 2014, passou a viver com mais tranquilidade em sua nova casa. “Não tem nem comparação a situação que nós temos hoje com lugar que nós vivíamos”, conta Augusta, que mora com o neto Wesley, de 13 anos. “Eu perdi a conta de quantas vezes a água do rio entrou na casa quando chovia. Agora essa preocupação acabou”, relata.
A família da dona de casa Marilde do Nascimento, 36 anos, e do vendedor Ronald do Nascimento, 41, também passou por diversas dificuldades durante os oito anos em que residia às margens do rio em Pinhais. “Até mudar para cá, o que nós fazíamos era simplesmente sobreviver. Era como se nós fossemos completamente invisíveis”, descreve Marilde. Pais de três crianças – Patrícia, Cristofer e Anelize, de 11, oito e três anos de idade, respectivamente – eles temiam pela segurança da família. “Passei muitas noites sem dormir por medo de que a casa caísse dentro do rio. Graças a Deus não aconteceu nenhuma tragédia e esse sofrimento ficou pra trás”, diz Ronald.
Há cinco meses na nova casa, o casal ainda planeja algumas mudanças, como a construção de um muro e a ampliação do imóvel para que cada filho tenha seu próprio espaço. “O mais importante é que agora nós temos um endereço de verdade, um lugar onde nós somos vistos. Eu realizei o sonho da minha vida e isso me permitiu começar a sonhar ainda mais alto”, finaliza Ronald.
Finalização
A construção das 747 casas do PAC Pinhais deve ser finalizada ainda em 2015. As obras das 192 casas a serem entregues estão 88% concluídas. A próxima entrega de chaves está prevista para o início de maio e beneficiará mais 34 famílias. As unidades remanescentes serão entregues conforme forem finalizadas, com prazo máximo até para setembro deste ano.