Obras da nova trincheira da Linha Verde Bairro Alto/Bacacheri foram retomadas

Obras da nova trincheira da Linha Verde Bairro Alto/Bacacheri foram retomadas

As obras da nova trincheira foram iniciadas em outubro de 2016 e a previsão de entrega era para setembro de 2017, conforme o contrato. Entretanto, somente 74,98% da obra foi concluída. Novos prazos foram concedidos à empresa, mas, mesmo assim, não foi concluído, culminando no rompimento do contrato
A obra entre Bairro Alto e Bacacheri teve novo atraso na entrega devido à escassez de materiais de construção decorrente da pandemia.

Após ser interrompida, em agosto de 2020 a obra da trincheira da Linha Verde, que faz a ligação entre as ruas Rua Fúlvio José Alice, no Bairro Alto, e a Rua Amazonas de Souza Azevedo, no Bacaheri, foi retomada. E no primeiro semestre de 2021 prosseguiu com velocidade, mas com previsão de entrega para além do prazo inicial contratual.

Agora, a previsão é que a obra seja finalizada até o final do segundo semestre deste ano. O que traz expectativa de melhorias no trânsito desse trecho que é um dos mais congestionados da Linha Verde. Sendo, também, um dos mais difíceis para atravessar.

De acordo com informações da Prefeitura de Curitiba, o motivo do adiamento da entrega da obra foi a escassez de materiais de construção no mercado. “Principalmente, o aço e o cimento, tendo em vista as consequências da pandemia”, explica a assessoria de imprensa.

Parte superior praticamente pronta

Porém, agora, a parte superior da trincheira, com as pistas de rolamento dos veículos e a canaleta para o transporte coletivo, está praticamente concluída. E, ainda segundo informações da assessoria de imprensa do Município, “as obras seguem acontecendo em cerca de 200 metros da pista marginal sentido Norte e devem ser finalizadas em poucos dias”, acrescentou.

Na parte de baixo da trincheira e nas alças de acesso para a Linha Verde, os trabalhos também seguem a “todo vapor”. A previsão para conclusão total deste trecho é até o fim deste ano. Inclusive, no local já foram executados serviços de terraplenagem, pavimentação, drenagem, sinalização e paisagismo das vias locais e marginais, lados esquerdos e direitos, e a canaleta exclusiva em concreto.

Finalização da obra com nova empresa

A vencedora do novo processo licitatório feito pela Secretaria Municipal de Obras Públicas para retomada dos trabalhos neste trecho é a TCE Engenharia Ltda. A empresa atual está finalizando o serviço não concluído pela Terpasul, que segundo a Prefeitura teve o contrato suspenso em agosto de 2019 em razão de uma série de atrasos na obra. O valor estimado atualmente para a obra é de R$ 41.182.931,00, sendo 60% financiados com recursos da AFD (Agência Francesa de Desenvolvimento) e 40% com recursos próprios da Prefeitura.

Histórico da obra

As obras da nova trincheira foram iniciadas em outubro de 2016 e a previsão de entrega era para setembro de 2017, conforme o contrato. Entretanto, somente 74,98% da obra foi concluída no lado da Rua Fúlvio José Alice. Novos prazos foram concedidos à empresa que executava os serviços, e, finalmente, pactuou-se que a obra deveria ser entregue em julho de 2019. Mas, mesmo assim, depois da ampliação do prazo de 700 dias o trabalho não foi concluído, culminando no rompimento do contrato em agosto de 2019.

Nova empresa

Após a rescisão do contrato, a Prefeitura buscou um novo financiamento e abriu licitação para contratar uma nova empresa, sendo vencedora a TCE Engenharia Ltda. De acordo com a Prefeitura, a Secretaria Municipal de Obras Públicas emitiu 21 notificações contra a Terpasul. As notificações legais foram motivados pela não execução de frentes de trabalho liberadas, atrasos no cronograma de execução e, por fim, pelo total abandono dos serviços. Inclusive, marcado pela ausência de funcionários e retirada de materiais e equipamentos do local.

publicidade

Compartilhe:

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress