O colombense Guilherme Ferreira faz nos Jogos Olímpicos de Tóquio a sua estreia como treinador na natação pelo trabalho que vem fazendo com a atleta Emily Santos Silva, de 16 anos. A panamenha, que há alguns anos é treinada por Guilherme, obteve índice para nadar os 100 metros peito nas Olimpíadas.
Natural de Colombo, Guilherme é graduado em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná e tem mestrado na Universidade Estatal da Rússia. Radicou-se nos Estados Unidos, já há quase dez anos, onde atua como diretor do programa e head coach da equipe Montverde Aquatics e da equipe high scool na Montverde Academy, na cidade de Orlando, no estado da Flórida.
Filho do desportista Jerson Gonçalves Ferreira, Guilherme tornou-se o único técnico brasileiro, fora do país, atuando nas Olimpíadas de Tóquio, quando foi indicado treinador olímpico da natação do Panamá. Teve a iniciação no esporte através da escola de natação Amaral Colombo e rapidamente se notabilizou pelos índices crescentes o que o tornou um dos principais nomes da natação do Paraná.