Ex-vereador Airton Silva deverá receber o título de Cidadão Honorário de Pinhais

Ex-vereador Airton Silva deverá receber o título de Cidadão Honorário de Pinhais

O ex-vereador poderá assumir uma cadeira no Poder Legislativo do município em 2022, como suplente do PSC, caso a Justiça Eleitoral condene o vereador Fabrício Sousa, que está sendo investigado pelo Ministério Público e a Polícia Federal por suposto crime eleitoral

O ex-vereador de Pinhais, o advogado Airton Ferreira da Silva (PSC), deverá receber a maior honraria concedida pelo poder público municipal: o Título de Cidadão Honorário de Pinhais. O Poder Legislativo aprovou, na terça-feira (13/07), a proposição do Vereador Tiélo (PSC), colega de partido, em reconhecimento à contribuição do ex-vereador ao município e por sua atuação na comunidade, em especial, a evangélica e a causa animal. A proposição foi assinada por quase todos os vereadores da Casa.

Muito feliz em receber a homenagem

Em entrevista concedida a este jornal, Airton disse que ficou muito feliz pela homenagem aprovada em plenário, representando um reconhecimento do Poder Legislativo a seu trabalho, envolvendo o atendimento a diversas demandas sociais e outras. “Fico feliz de receber a homenagem e só tenho a agradecer aos vereadores, inclusive, muitos deles trabalharam comigo na Câmara em dois mandatos consecutivos em que assumi uma cadeira. Voltar à Casa para ser homenageado é uma honra”, diz o ex-vereador, que atuou no Poder Legislativo do município por dois mandatos consecutivos, entre 2013 e 2016 e 2017 e 2020.

Inclusive, o ex-vereador por pouco, muito pouco, não foi reeleito pela segunda vez, nas eleições de 2020, perdendo a cadeira por apenas três votos. “A bancada do PSC ficou com dois vereadores, o Tiélo e o Fabrício Sousa, e eu fiquei com a primeira suplência, fazendo 872 votos, enquanto Tiélo fez 875 votos e o Fabrício Sousa, 1.400 votos. “Fiquei triste no momento, mas sempre penso que Deus sabe todas as coisas e tudo tem seu tempo certo”, pontua.

Investigação do MP e PF

Com planos de voltar à política nas próximas eleições municipais, em 2024, concorrendo novamente a uma cadeira no Poder Legislativo Municipal, Airton pode ver seu desejo de voltar à Câmara como vereador antes das próximas eleições. Segundo o ex-vereador, há uma investigação do Ministério Público e da Polícia Federal em torno do mandato do novato vereador de seu partido, Fabrício Sousa, que está sendo investigado por suposta compra de votos e transferência fraudulenta de títulos eleitorais. Se a Justiça Eleitoral condená-lo, o vereador poderá ter seu mandato cassado, abrindo espaço para Airton assumir a cadeira do partido no Poder Legislativo.

Airton reassume presidência do PSC

A consequência da investigação foi o afastamento de Fabrício Sousa da Presidência do Diretório Municipal do PSC. O vereador de primeiro mandato havia assumido o comando do partido na cidade após a eleição, como o vereador mais votado do PSC em Pinhais.

Ainda segundo Airton, “o PSC não compactua com coisas erradas e como há um processo investigatório, a executiva estadual achou por bem afastá-lo, me reconduzindo ao comando do partido em Pinhais, e ato continuo a reformulação na executiva. O vereador Fabrício também foi afastado da liderança do PSC na Câmara, assumindo em seu lugar o vereador Tiélo. “A executiva estadual conversou comigo e decidimos alterar a liderança do PSC na Câmara, passando para o Tiélo”, destaca Airton.

A posição do partido sobre a investigação

“O partido só vai tomar uma posição sobre o mandato do vereador Fabrico Sousa se houver condenação. Não podemos condenar ninguém sem um processo legal e tendo direito ao contraditório. Neste ponto e havendo condenação até a câmara municipal terá que abrir um processo. Vamos aguardar 2022 para os desdobramentos da investigação”, concluiu Airton.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress