sábado, 21 de setembro de 2024
Ex-vereador Marinho recebe da Câmara de Pinhais o título de Cidadão Honorário

Ex-vereador Marinho recebe da Câmara de Pinhais o título de Cidadão Honorário

Na longa sessão em plenário da Câmara Municipal de Pinhais da terça-feira (06/07), que teve a duração de quase três horas, destacaram-se votações de homenagens a cidadãos pinhaienses, propostas por diversos vereadores.Entre elas, a mais notória foi a aprovação por unanimidade do Título de Cidadão Honorário ao ex-vereador do município e ex-diretor do Detran-Pr, Mário Marques Guimarães Neto, mais conhecido como “Marinho”. A proposição é do vereador “Paulão”, amigo e parceiro político do homenageado.

Em entrevista exclusiva ao jornal A Gazeta Cidade de Pinhais, “Marinho” revelou a “honra” e “felicidade” em receber a homenagem da Casa, onde esteve por dois mandatos consecutivos assumindo uma cadeira de vereador, entre os anos de 2004 a 2012. ”Estou muito feliz por receber a maior honraria concedida pelo Poder Legislativo Municipal, onde estive trabalhando por oito anos consecutivos. Estendo essa homenagem a toda a minha família, que sempre esteve comigo, e, em especial, a meu avô, Mário Marques Guimarães, que foi homenageado com seu nome em uma rua de Pinhais, por toda sua participação política e atuação na nossa comunidade, no passado. É muito gratificante receber uma homenagem de colegas vereadores com os quais fiz história, na Casa, lutando e votando projetos decisivos para o município. Só tenho a agradecer a todos”, agradece.

“Marinho”, recentemente, deixou o cargo no Governo do Estado, na Diretoria do Detran-Pr, onde esteve desde o início do mandato do governador Ratinho Júnior, em 2019. A saída foi motivada por sua decisão de lançar candidatura a deputado estadual nas eleições de 2022, juntamente, com o projeto de busca da reeleição do governador Ratinho Jr. ”Quero me dedicar a minha candidatura a deputado estadual desde já. Desde janeiro de 2019, estive no Detran-Pr, tendo passado por duas diretorias, a de Educação de Trânsito e a de Recursos Humanos. Tenho convite para voltar ao Governo do Estado, mas, estou avaliando, pois, meu objetivo maior é trabalhar numa futura candidatura a deputado estadual, no ano que vem”, conta.

Entre as propostas para sua candidatura a deputado estadual, o ex-vereador ressalta o compromisso de trabalhar por Pinhais, levando mais representatividade ao município na Assembleia Legislativa do Paraná, assim como, trabalhar por toda a Região Metropolitana, com o objetivo de integração entre os municípios. ”Pinhais conta com muito pouca representatividade no Poder Legislativo Estadual. Creio que posso suprir essa lacuna, trabalhando em conjunto com o governador Ratinho Jr., que busca a reeleição, tendo em vista trazer mais recursos e desenvolvimento a Pinhais e toda a Região Metropolitana”, pontua ele, que tem sido o coordenador das campanhas de Ratinho Jr. na Região Metropolitana. Ao falar da amizade e parceria com o governador Ratinho Jr., “Marinho” conta que esta já vem de longa data, desde 2002, quando se conheceram. ”Lideranças ligadas ao Ratinho Jr. estavam a procura de gente pra montar o partido e me procuraram. Gostei das propostas, gostei do grupo, me identifiquei com as ideias e fomos formando uma parceria política que foi além, transformado-se em amizade. Desde então, temos trabalhado juntos, inclusive, quando ele fez sua primeira campanha a deputado estadual, em 2004. Quando assumiu o Governo do Estado, me convidou para ir ao Detran-Pr, um trabalho de mais de dois anos e que só deixei para poder ter mais tempo para me dedicar a um projeto maior, que é a candidatura a deputado estadual”, explica.

O apresentador de TV Ratinho é outra pessoa a quem Marinho respeita e admira, tendo sido já um convidado do programa do pai do governador do Estado. ”O pai do governador também é outra personalidade pública a quem admiro e respeito muito”, acrescenta.

“Sou um vereador do povão e faço questão de prestar contas do meu trabalho”

vereador paulao Ex-vereador Marinho recebe da Câmara de Pinhais o título de Cidadão Honorário
Vereador Paulão

O vereador Paulão, que voltou ao Poder Legislativo Municipal de Pinhais nas eleições de 2020, após vinte anos, ressalta a esta Gazeta que a iniciativa de proposição da homenagem é o reconhecimento da contribuição do homenageado a Pinhais. ”O Marinho foi vereador por oito anos, tendo ajudado a aprovar projetos que fizeram história em Pinhais. É uma honra apresentar essa proposição aqui na Casa, como vereador, após vinte anos que deixei uma cadeira aqui. Aliás, o Marinho me ajudou muito na minha última campanha, no ano passado. Ajudou a coordenar a minha campanha. Por gratidão a um amigo de velhos tempos e por mérito a tudo o que ele já fez por Pinhais, apresentei a proposição do Título, que foi aprovado por unanimidade”, ressalta.

Paulão encontra-se em seu segundo mandato de vereador, sendo o primeiro cumprido entre os anos de 1997 a 2000, quando o município ainda encontrava-se em seus primeiros anos de emancipação. ”De lá pra cá, muita coisa mudou. Saímos do barro para o asfalto. No meu primeiro mandado, o orçamento municipal era muito pequeno, pouco mais de R$ 30 milhões anuais. Tudo era bem mais difícil de se conseguir melhorias. Atualmente, é de cerca de R$ 200 milhões ao ano. E é uma satisfação estar votando projetos da prefeitura que estão contribuindo para o desenvolvimento do município. A prefeita Marli está no rumo certo, seguindo os passos do ex-prefeito Luizão. Ela é responsável, comprometida”, avalia.

Quanto a seu mandato, ”Paulão” frisa que sempre teve uma relação transparente com o povo e com seu eleitorado. ”Sou um vereador do povão, ou seja, estou sempre disponível pra conversar com a população, não sou de me esconder do povo. Na campanha, sempre fui claro dizendo que não iriam se arrepender de votarem em mim, pois, costumo dar satisfação do meu trabalho, prestar contas. Vejo Pinhais crescendo dia após dia e quero dar minha contribuição. O povo sabe que pode contar comigo”, frisa.

Joãozinho Ribeiro propõe criação de Abrigo Municipal para Animais de Rua

vereador joaozinho ribeiro Ex-vereador Marinho recebe da Câmara de Pinhais o título de Cidadão Honorário
Vereador Joãozinho Ribeiro

O vereador Joãozinho Ribeiro explanou em seu discurso sobre seu Projeto de Indicação ao Poder Executivo Municipal em prol da causa animal. A ideia é a criação de um Abrigo Municipal para Animais de Rua. ”Queremos tirar os animais abandonados das ruas, sobretudo, aqueles que têm sido agressivos com os transeuntes. Tenho recebido relatos de pessoas mordidas por cães de rua agressivos. O projeto prevê punição a quem abandonar animais, com multa a ser paga com medicamentos e tratamentos ao animal doente, bem como pagamento com ração alimentícia. A fiscalização seria feita por veterinários conveniados com o município. Os animais seriam levados ao abrigo municipal para posterior adoção. Tudo sob a gestão da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. O projeto é uma medida cautelar para a segurança dos transeuntes, bem como um incentivo a posse responsável dos animais, e a adoção daqueles que encontram-se abandonados a espera de um novo dono no abrigo”, explanou.

Marcinho parabeniza gestão por agilidade e competência na vacinação contra Covid-19

Vereador Marcinho
Vereador Marcinho

O presidente do Poder Legislativo, vereador Marcinho (PSD), parabeniza a gestão municipal, em especial a secretária de Saúde, Adriane Jorge Carvalho, e equipes, pela competência, organização e agilidade no processo de vacinação contra a Covid-19 no município. “A organização do serviço, a agilidade e bom atendimento aos munícipes é digna de elogios. As equipes destacadas pela secretária têm feito um trabalho primoroso, dedicado e competente, para garantir a imunização de todos os grupos e faixas etárias chamados, a partir de cadastro prévio. As equipes no Expotrade estão de parabéns, trabalhando com afinco, inclusive finais de semana, para vacinar toda a população, à medida em que chegam mais doses, evitando a demora e o acúmulo de vacinas armazenadas sem uso. Tenho certeza que, se mais doses chegassem, a gestão conseguiria avançar mais rapidamente ainda, colocando a postos os números de servidores necessários para dar conta da demanda. A vacinação já avança para grupos etários entre 40 a 59 anos, no qual estima-se estejam mais de 36 mil pessoas no município. E cerca de 67% dessa faixa etária já recebeu a primeira dose. Se considerarmos, também, o público de 50 a 59 anos, o percentual de imunizados com a primeira dose sobe para 87%. Essas são as parcelas da população mais economicamente ativas, ou seja, pessoas que estão trabalhando no dia-a-dia. São pais e mães de família que precisam sair a todo momento, enfim, pessoas que necessitam levar uma rotina de compromissos bastante agitada fora de casa. É um alívio verificar que grande parte delas já recebeu a primeira dose”, comemora.

Imunização completa só com a segunda dose

Vale lembrar que a imunização completa só é adquirida após a segunda dose. “Assim, é fundamental que compareçam no dia marcado para receberem a segunda dose. E, também, lembramos que não é o momento, em meio a uma grave pandemia, de escolher marca de vacina. Todas protegem contra o vírus e a imunização coletiva é parte fundamental para conter a pandemia. Outro lembrete é o comparecimento à vacinação quando a prefeitura chamar. Há pessoas que se cadastraram e não compareceram ainda para receber o imunizante na data marcada, o que não somente traz prejuízos a si mesmos, por falta de vacinação, como à coletividade, atrasando a imunização daqueles que estão ansiosos para receberem sua dose do imunizante. Peço a todos que se conscientizem da importância da vacinação, inclusive, de receber a segunda dose. Somente após a segunda dose a imunização estará completa. E, mesmo assim, ainda é necessário continuar com os cuidados como, uso de máscara, álcool em gel e distanciamento social, até que a pandemia seja definitivamente controlada”, lembra o presidente Marcinho.

Arnaldo do Vizinho Solidário defende abertura de posto do Detran-Pr em Pinhais para confecção de carteira de habilitação e renovação

Vereador Arnaldo Vizinho Solidario
Vereador Arnaldo Vizinho Solidario

O vereador Arnaldo do Vizinho Solidário defendeu na tribuna a abertura de um posto do Detran-Pr no município que ofereça serviços, também, de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e de renovação do documento. ”Já que o município conta com Secretaria de Trânsito e vem trabalhando fortemente em áreas de mobilidade urbana e afins, seria providencial que buscasse trazer um posto do Detran-Pr para que o cidadão pinhaiense possa tirar sua carteira de habilitação, aqui, também, assim como renová-la, sem precisar se deslocar a Curitiba. Recentemente, fui chamado para fazer minha renovação da carteira em Curitiba, tendo de me deslocar ao bairro Novo Mundo, em clínica para os exames. Da vez passada, em 2016, me colocaram lá para o bairro de Santa Felicidade. Ou seja, tudo muito longe daqui, dificultando a quem mora em Pinhais. O município já conta com posto do Detran-Pr para outros serviços, bem poderia trazer os serviços relacionados a carteira de habilitação. A ideia é que se faça convênios com as clínicas médicas daqui, pois elas sequer entram no rodízio do Detran, não havendo chances de sermos chamados para fazer os exames aqui. A gente sabe que o sistema é para toda a Região Metropolitana, mas, encaminhei requerimento a prefeita para que lute, junto ao Governo do Estado, para trazer um posto do órgão aqui no município com esses serviços”, sugeriu.

Tomé quer que município deixe para o fim da fila quem escolher marca de vacinas contra a Covid-19

vereador tome Ex-vereador Marinho recebe da Câmara de Pinhais o título de Cidadão Honorário
Vereador Tomé

O vereador Tomé destacou na tribuna Projeto de Indicação ao Poder Executivo de sua autoria prevendo que o cidadão que escolher marca de vacina contra a Covid-19 vá para o fim da fila de vacinação. ”Protocolei este Projeto de Indicação, mas, gostaria da assinatura de todos os vereadores, com o intuito de que ele ganhe mais força perante a prefeita. Caso os colegas manifestem desejo de assiná-lo junto comigo, proponho retirá-lo da pauta até conseguirmos mais assinaturas”, propôs.

Outro Projeto de Indicação ao Poder Executivo de sua autoria, este apresentado em março passado, e que o vereador gostaria de contar com mais assinaturas de vereadores, é referente a obras completas de manutenção na Estrada da Graciosa, em parceria com o município de Colombo. ”Posso retirá-lo da tramitação, caso os demais vereadores manifestem interesse em assiná-lo junto comigo. Uma vez que o vereador Carlinhos também comentou hoje aqui na tribuna que pediu ao deputado Luizão emenda para obras de ciclovias e outras melhorias na Estrada da Graciosa. Quando em março apresentei esse projeto, fiz porque sei da dificuldade que é fazer a manutenção na Estrada por ela fazer divisa com Colombo. O ideal é que os dois municípios façam parceria, a fim de que a obra não fique incompleta. Geralmente, dá atrito entre os municípios se não for feita uma parceria”, sugeriu.

Renan Ceschin refere-se a “egoísmo” de quem escolhe marca de vacina contra a Covid-19

vereador renan Ex-vereador Marinho recebe da Câmara de Pinhais o título de Cidadão Honorário
Vereador Renan Ceschin

O vereador Renan Ceschin expressou indignação com relação a quem tem escolhido marca de vacinas contra a Covid-19, recusando-se a ser vacinado com a marca disponível quando é chamado pelo município. ”É muito egoísmo escolher marca de vacina na situação de pandemia em que nos encontramos. Caso algum vereador apresentar projeto nesse sentido, visando inibir esse comportamento em nosso município, terá todo meu apoio”, explicou.

Compartilhe:

Picture of Vanessa Martins de Souza

Vanessa Martins de Souza

Jornalista responsável dos jornais do Grupo Paraná Comunicação (A Gazeta Cidade de Pinhais, A Gazeta Região Metropolitana, Agenda Local e Jardim das Américas Notícias)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

publicidade

Notícias Recentes

publicidade
plugins premium WordPress