Na manhã de quinta-feira (08), a Secretaria Municipal de Saúde de Colombo através do Departamento de Vigilância de Promoção à Saúde promoveu um encontro com os agentes de endemias, visando trazer mais informações sobre a situação da dengue no município e as ações a serem realizadas a fim de reduzir os focos do mosquito na cidade.
O evento aconteceu no Instituto Federal do Paraná, sede em Colombo, contando com a presença do prefeito Helder Lazarotto, da secretária de Saúde, Marilda Zanoni, da secretária de Assistência Social, Elis Lazarotto, do diretor de Vigilância e Promoção à Saúde, dr. Diogo Vasconcelos e sua equipe do Departamento de Vigilância.
Para o prefeito, a dengue assim como a Covid-19 é uma das doenças endêmicas que também é motivo de alerta para todos. “Mesmo neste momento de enfrentamento à pandemia, sempre estivemos atentos e vigilantes no combate à dengue. Com inciativas como a de hoje, nossos profissionais estarão ainda mais preparados para atender a população”, explicou.
Helder falou também a respeito do contato e sobre a importância do distanciamento social da população e dos servidores. “Hoje tivemos um grande avanço de integração, respeitando as restrições sanitárias. Há tempo não tínhamos momentos como este, de estar perto, mas vamos trabalhar o estar junto e fortalecer os trabalhos, dia após dia, conforme as medidas e protocolos sanitários permitirem”.
Combate à dengue
O diretor dr. Diogo destacou que o momento é muito importante para os trabalhos dos agentes no município. “Lançamos no dia de hoje um trabalho efetivo de combate à dengue, resgatando dados e com isso levamos informação aos nossos munícipes”.
A secretária de Saúde relatou que a dengue é um tema que também faz parte da Assistência Social, devido às questões de vulnerabilidade social de muitas famílias. “A precariedade e dificuldades enfrentadas por algumas famílias gera vários pontos de foco do mosquito, assim nossos trabalhos caminham em conjunto com a Secretaria de Assistência Social, visando combater qualquer foco de contágio, além de ações importantes de conscientização e visitas aos locais”.
O diretor de Vigilância e Promoção à Saúde ressaltou que o encontro marca o início do retorno de encontros importantes para a história da saúde do município.
Após a abertura do evento, os servidores foram convidados a participar de uma palestra com o médico, dr. Luzo Dantas Neto, sobre a situação da dengue na cidade e ações de combate à doença.