Mandioca de mesa, aipim ou macaxeira. Não importa o nome, a raiz sempre é muito apreciada em qualquer cardápio brasileiro e, na quarta-feira (7/7), agricultores familiares da Grande Curitiba apresentaram o alimento descascado, embalado e congelado para comerciantes e quem fazia compras no Mercado Municipal de Curitiba.
Iniciativa do Programa de Desenvolvimento Produtivo Integrado da Região Metropolitana de Curitiba (Pró-Metrópole), a 2ª Rodada de Oportunidades Produtos da Safra foi organizada no espaço da prefeitura pela Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Associação dos Comerciantes Estabelecidos no Mercado Municipal de Curitiba (Ascesme).
O Programa de Desenvolvimento Agroalimentar da Região Metropolitana de Curitiba (Prodam) do Governo do Estado também apoiou o evento.
Fomento
Segundo o secretário municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Luiz Gusi, a ação buscou aproximar produtores cooperados da Região Metropolitana e permissionários do Mercado Municipal. “Há aproximadamente 37 mil agricultores e 14 cooperativas na Grande Curitiba. Estamos fomentando a visão de um mercado comum metropolitano para dinamizar a economia e gerar renda para as cidades vizinhas, além de incentivar uma agricultura sustentável”, salientou ele.
Alcemir Portes, representante da Provale, afirmou que eventos como a rodada de oportunidades ajudam a dar visibilidade aos produtos da agricultura familiar. “É uma forma de valorização do pequeno agricultor que vê o produto dele chegando em um grande mercado”, afirmou o agricultor.
Aula-show
Alunos do curso de gastronomia do Senac, coordenados pela professora e chef Letícia Cassiano Katamiwa, desenvolveram receitas à base de aipim em uma aula-show. Foram preparados com a raiz um nhoque com ragu e um pudim de aipim com queijo parmesão.