A Secretaria da Educação de Campina Grande do Sul realizou a entrega de apostilas adaptadas para 45 crianças matriculadas na Educação Infantil do município, visando dar acesso ao currículo, bem como ampliar as capacidades funcionais no uso e manuseio do material, auxiliando na aprendizagem e desenvolvimento das crianças.
Os materiais adaptados possibilitam autonomia e estimulam a participação das crianças juntamente com suas famílias no envolvimento com a tarefa.
O material inspirado em metodologia desenvolvida nos Estados Unidos, e que atualmente é utilizada no Brasil em contextos educativos e clínicos, denominado TEACCH.
O objetivo é estruturar o ensino por meio de recursos visuais e de fácil compreensão.
A secretária da Educação, Simone Ferrarini de Souza Millek, disse: “é uma proposta para que realmente o aluno e a família sintam-se incluídos no processo de ensino e aprendizagem, de forma lúdica e adaptada, assim favorecendo um melhor desempenho e interesse”.
Para que essa proposta pedagógica tenha o alcance esperado, a Secretaria da Educação conta com o auxílio das diretoras, apoio pedagógico, professoras e educadoras que atendem crianças da Educação Inclusiva, para repassar todas as orientações necessárias, frisando a importância da orientação e participação das famílias nesse processo.
Conforme relato da mãe Helen Caroline, o material fez diferença no processo inclusivo de sua filha que tem autismo: “o material adaptado faz toda a diferença para o desenvolvimento dos nossos filhos. Obrigado prefeitura Municipal de Campina Grande do Sul, e a todos envolvidos nesta linda ação”.