O presidente da Câmara Municipal de Pinhais, vereador Marcinho (PSD), elogia a portaria nº 090/2021, publicada em Diário Oficial do município em 29 de junho, que amplia o atendimento no Armazém da Família de Pinhais, contemplando a renda máxima exigida para o cadastro de até cinco salários mínimos mensais.
Também, passam a ter possibilidade de compra no local, servidores públicos municipais ativos, inativos e pensionistas, da administração direta e indireta, dos poderes Legislativo e Executivo. Estes, também, devem se enquadrar nos critérios de renda estipulados para o público em geral. “É muito bom que, nesse momento de crise, a prefeitura demonstre sensibilidade e tenha ampliado a abrangência do atendimento no Armazém da Família, incluindo uma parcela maior de contemplados. Ficamos contentes em verificar que os servidores municipais, tanto do Legislativo como do Executivo, também, passam a ser incluídos, desde que na faixa de renda limitada pela portaria. A ampliação do acesso é um benefício social fundamental, principalmente quando se convive com alta nos preços dos alimentos, e inflação de outros itens essenciais como, gás de cozinha, energia elétrica. Todas essas contas pesam no orçamento familiar e terminam por reduzir a capacidade de compra de alimentos, que são itens indispensáveis às famílias. No Armazém da Família, os preços praticados são, em média, 30% mais baratos, fazendo uma diferença enorme nas contas do mês. Uma economia muito valiosa, sobretudo à população de menor poder aquisitivo, que gasta um maior percentual da renda mensal com alimentação”, elogia.
Presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Pinhais faz apelo por união entre pais e professores da cidade
Na sessão em plenário da Câmara Municipal de Pinhais da terça-feira (29/06), a Tribuna Livre foi ocupada pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Pinhais, Giovanni Santos. O sindicato representa tanto a categoria dos educadores, como dos demais trabalhadores do setor, a exemplo de zeladores, merendeiras e outros.
Em seu discurso na Tribuna Livre – destinada a dar voz a variados representantes da sociedade civil organizada, – o sindicalista salientou que a categoria dos professores da rede municipal de ensino, em peso, quer a volta às aulas presenciais de forma gradual, mesmo antes de tomarem a segunda dose da vacina contra a Covid-19.
”Já consultamos os professores e verificou-se que a grande maioria quer a volta às aulas presenciais. Pois, está ciente dos prejuízos a educação, que não serão a curto, nem médio prazo, recuperados. As classes do quinto ano já retornaram. Terão duas semanas de recesso. E vamos retornar de forma gradual com as demais séries. Somente a Educação Infantil, de zero a três anos, que defendemos que esse retorno seja diferente. Pelos maiores riscos de contágio com crianças pequenas, que não conseguem usar máscara, e demandam maior contato físico dos educadores para com elas. Não há como retornar às aulas antes da segunda dose com as crianças da Educação Infantil, pois, elas também são vetores do vírus, podem, também, adoecer e a ciência não tem conhecimento sobre possíveis sequelas cognitivas a longo prazo em relação a doença. Inclusive, já houve casos de Covid-19 com alunos maiores que tiveram que ficar em casa, não podendo continuarem em sala de aula. Pediria aos pais para que se conscientizem que o momento é de união, sem acusações e agressões a professores. Faço um apelo a sociedade pela colaboração dos pais, para que cumpram os protocolos com seus filhos. Lembrando que os pais assinam um termo de responsabilidade ao permitirem que o filho volte a escola a fim de que a responsabilidade não seja colocada nos professores, caso haja infecção por Covid-19”, discursou.
Arnaldo do Vizinho Solidário afirma que Comec deverá ampliar frota circulante de três linhas de ônibus
O vereador Arnaldo do Vizinho Solidário comunicou na tribuna que a Comec (Coordenação da Região Metropolitana) decidiu ampliar o número de veículos em circulação de três linhas de ônibus no município: Pinhais-Rui Barbosa, Jardim Cláudia e Maria Antonieta. A ampliação veio em atendimento a ofício assinado por todos os vereadores da Casa e encaminhado ao órgão pedindo por mais ônibus em circulação de todas as linhas no município a fim de diminuir as aglomerações no transporte coletivo.
”Havíamos pedido para todas as linhas, pois, conforme pude verificar, pessoalmente, no terminal e em pontos do trajeto, praticamente, todas as linhas estão muito lotadas de passageiros, a exemplo das linhas Joaquina, Weissopolis e Vila Amélia, também, entre outras. A expectativa é de que a Comec termine por decidir pela ampliação da frota circulante de todas as linhas”, comunicou.
Aparecido Sanches expressa satisfação com criacao do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência
O vereador Aparecido Sanches expressou satisfação com a criação do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência no município.
”Estamos muito satisfeitos com a criação do Conselho em Pinhais, que já é referência em inclusão da pessoa com deficiência. Já tivemos uma primeira assembleia virtual. Parabéns a todos os envolvidos na criação do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência”, parabenizou.
Vereador Carlinhos do Eliza pede mais policiamento em duas regiões visadas por assaltantes em Pinhais
O vereador Carlinhos do Eliza (PSB) informou que esteve em reunião no 22º Batalhão da Polícia Militar, em Colombo, pedindo por mais policiamento na região da trincheira do Atuba, que vem sofrendo assaltos, furtos e roubos. O vereador foi na companhia do vereador de Colombo, Osmair Possebon, que, também, recebeu pedidos da comunidade por mais policiamento.
”Fui, junto com o vereador Osmair e alguns representantes da comunidade da área da trincheira, como o Sandro, da Autoescola Graciosa, e o César, do bairro Mauá. Os comerciantes e transeuntes da área da trincheira têm sofrido assaltos ao comércio, roubos, furtos, tentativas de roubos a veículos que são encontrados com as janelas quebradas, enfim, até assaltos a mão armada ao comércio já ocorreram. O major Itacir já se prontificou a intensificar a ronda no Atuba, no Perdizes, no Esperança. Agradecemos pelo trabalho, inclusive, hoje, já havia viaturas atuando na prevenção por lá”, agradeceu.
Carlinhos também informou que pediu mais policiamento em outra região que tem sido visada pela criminalidade. Trata-se da Rua Carlos Pullmann, perto da entrada do Parque das Águas, próximo a Sanepar.
”Essa é outra região em que têm acontecido assaltos.Os bandidos ficam embaixo da ponte esperando para assaltar. Já pedimos ronda a PM, também”, contou.
Joãozinho Ribeiro apresenta Projeto de Indicação ao Poder Executivo para obra de reforma no Cemitério Municipal
O vereador Joãozinho Ribeiro disse, ao discursar na tribuna, que deverá protocolar Projeto de Indicação ao Poder Executivo Municipal para inclusão, na reforma do Cemitério Municipal, de placas de identificação em todos os jazigos.
”Estivemos em visita ao cemitério, junto com o secretário de Governo, Ricardo Pinheiro, que nos apresentou o projeto de reforma do local. Durante a visita, observei que nos jazigos não consta a identificação dos corpos, com nome, data de nascimento e de falecimento. Há apenas números. Há familiares que chegaram a escrever os nomes de seus entes queridos com tinta spray ou com riscas de tijolos. Lamentável presenciar essa situação. Então, em respeito a memória desses falecidos, apresento um Projeto de Indicação sugerindo à prefeitura que acrescente a identificação dos nomes, com datas de nascimento e de falecimento, a partir da inscrição em placa de acrílico. O que sai barato e garante uma condição mais digna aos falecidos e às famílias”, sugeriu.
Fernando Santos agradece servidora do CREAS por bom atendimento à família em vulnerabilidade social
O vereador Fernando Santos destacou na tribuna elogios ao atendimento prestado pela servidora municipal do CREAS (Centro de Referência em Assistência Social) do município, Adriana Medeiros, a uma família em situação de vulnerabilidade.
”Faço questão de destacar aqui na tribuna o bom atendimento da servidora e, também, de cumprimentá-la pessoalmente. Pois, ainda não a conheço. A própria família atendida pediu-me para destacar o trabalho da servidora, de tão agradecida que ficou pelo excelente atendimento prestado. Essa família, que havia me procurado, primeiramente, encontrava-se numa condição de muita vulnerabilidade e foi prontamente atendida no CREAS, seguindo minha recomendação de procurar o órgão. Quero marcar uma hora com a servidora para tomarmos um cafezinho e poder agradecê-la , pessoalmente”, elogiou.
Tomé agradece por ampliação do atendimento no Armazém da Família
O vereador Tomé agradeceu na Tribuna a portaria publicada pelo Poder Executivo Municipal ampliando o atendimento no Armazém da Família, uma reivindicação dos servidores públicos municipais.
”Como representante dos servidores, que fizeram essa reivindicação a mim, apresentei um Projeto de Indicação ao Poder Executivo Municipal para atender a essa demanda dos servidores. Agradecemos a prefeitura pela portaria que amplia o atendimento no Armazém da Família”, agradeceu.