Na quarta-feira, dia 16, tomou posse a nova secretária da Junta de Serviço Militar (JSM) de Pinhais, a servidora Ediane Wunderlich. A solenidade atende à Lei do Serviço Militar em que um funcionário municipal deve ser o secretário da JSM.
Estiveram presentes o 2º tenente Alexander Pereira Dias (Delegado do Serviço Militar do PRM 05/001); a 3º sargento Priscila Companhoni – ambos do Exército Brasileiro, a prefeita e presidente da Junta de Serviço Militar de Pinhais, Marli Paulino; a vice-prefeita Rosa Maria; o secretário de Governo, Ricardo Pinheiro; o secretário de Administração, Vinicius de Oliveira Martins; o procurador do município, Edson Galdino; o diretor de Segurança Pública e Patrimonial, Anderson Mendes e a diretora da Divisão de Administração da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito, Andréa Motelevicz.
Durante a solenidade, o 2º tenente Dias, se disse feliz com o trabalho que vem sendo realizado pelo município. “Pinhais é o menor município territorial do Estado, mas se destaca pela sua grandeza. A Junta de Serviço Militar está entre as melhores que tenho a responsabilidade de coordenar. Hoje, a posse da Ediane é um rito de passagem e a partir de agora contamos com o seu trabalho e você pode contar conosco”, destacou.
Já a prefeita Marli Paulino desejou sorte à nova secretária. “Desejo que desempenhe um ótimo papel frente à Junta Militar de Pinhais. Nosso município tem sido referência no bom atendimento nos últimos anos e isso é motivo de orgulho para todos nós. Aproveito para enaltecer a parceria que temos com o Exército Brasileiro e nos colocamos à disposição”, ressaltou a prefeita.
A posse da secretária da Junta de Serviço Militar é um ato previsto na legislação, no qual é formalizado o seu compromisso com relação às atribuições exigidas frente ao cargo.
Serviço Militar
A Junta de Serviço Militar é responsável pelo serviço de alistamento dos jovens do sexo masculino no ano em que completam 18 anos, prestando todo tipo de atendimento relativo à obtenção de documentos de natureza militar. Não realizar o alistamento no prazo exigido resulta em multa, além de o jovem ficar em débito com o Serviço Militar. Em caso de dispensa, o alistado não precisa servir às Forças Armadas, ficando, entretanto, à disposição do país até os 45 anos de idade.
Quem não estiver em dia com o Serviço Militar não poderá se inscrever em concursos públicos, possuir registro em carteira de trabalho, obter passaporte e título de eleitor, não poderá matricular-se na faculdade, entre outras limitações.
Serviço
A Junta Militar de Pinhais está vinculada à Divisão de Administração, da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito, e está localizada na Rua Rua Antártida, 757 – Centro. O telefone de contato é 3912-5626.