Foi inaugurada no último dia 28 de maio, sexta-feira, o Batalhão de Operações Especiais – BOPE, unidade Piraquara. Após a execução das obras de adequação do espaço pela prefeitura, a unidade policial de elite da Polícia Militar paranaense se transferiu para o município, ocupando o lugar onde funcionou durante anos o Centro de Ensino e Instrução do Corpo de Bombeiros, na Rodovia João Leopoldo Jacomel.
TERMO DE COOPERAÇÃO
As subunidades do Esquadrão Antibombas, da Equipe de Negociação e da companhia de Comandos e Operações Especiais (COE) ficarão no local, aumentando a capacidade operacional das subunidades e os treinamentos. O termo de cooperação, firmado em 2020 entre o município e a Secretaria de Estado de Segurança Pública, prevê ainda o reforço das ações preventivas e repressivas de segurança na cidade e a criação de um programa para o atendimento de estudantes do município no contraturno.
GRANDE REFORÇO
O prefeito Josimar Fróes destacou a importância para Piraquara em sediar mais um batalhão da Polícia Militar. “Com certeza será um grande reforço para a segurança pública do nosso município. Piraquara se orgulha em abrigar o Batalhão de Polícia de Guarda – BPGd e agora o Batalhão de Operações Especiais – BOPE. Em nome da população, agradeço essa forte parceria com a Polícia Militar”, destacou.
“O local foi escolhido de maneira estratégica na entrada de Piraquara, porque permite o treinamento das equipes e o deslocamento a alguma situação de emergência no sistema prisional. Faz parte de um processo de cisão das atividades de operações especiais com as atividades de policiamento de choque e rondas ostensivas que vai aprimorar os resultados no combate ao crime organizado”, explicou o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Hudson Leôncio Teixeira.
NOVO ESPAÇO
O comandante do BOPE, major Machado, falou sobre as características do novo espaço para o batalhão. “Tínhamos o sonho de concluir o projeto e agora isso se concretiza, que é o fechamento de toda a reforma e a instalação das três subunidades que formarão o novo BOPE. É uma área maravilhosa para nossas atividades e poderemos fazer os cursos com melhor infraestrutura”, enfatizou.
O imóvel pertencia ao Corpo de Bombeiros e sediou o Centro de Ensino e Instrução (CEI) por cerca de 50 anos. Com a construção da Escola de Formação dos Bombeiros, em São José dos Pinhais, o local ficaria em desuso.
PRESENÇAS
Estiveram na solenidade o subcomandante-geral da PM, coronel Rui Noé Barroso Torres, o chefe do Estado-Maior da PM, coronel Gelson Marcelo Jahnke, o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Gerson Gross, o juiz de Direito da Comarca de Piraquara, Sergio Bernadinetti, o diretor geral da Paraná Edificações e ex-prefeito de Piraquara, Marcus Tesserolli, o Marquinhos, o subcomandante do BOPE, major Sérgio Augusto Silva, o comandante da 1ª Companhia do Batalhão de Polícia de Guarda (BPGd), capitão Antônio Carlos dos Santos, além de oficiais e praças da Polícia Militar.