A Associação dos Jornais e Revistas com Portais do Interior do Paraná (ADJORI/PR) vem valorizar os esforços do Governo do Paraná em tempos de Pandemia. Nesse sentido, vimos reforçar que o Governo tem um papel muito importante na atuação frente às situações de calamidade pública, que vão desde o bom exemplo, passando por medidas preventivas ao agravamento do caso e chegando a ações resolutivas dos casos existentes, como contratação de mão de obra e leitos, além da compra de insumos. O Governo, ainda, não pode deixar de atuar, especialmente junto à população mais atingida e com menos recursos, no acesso às políticas sociais para sobrevivência. Portanto, o desafio é imenso!
Nossa defesa é pela valorização do atual Governo, que tem se mostrado comprometido na direção da crise, criando medidas que visam a conciliar os anseios da ciência pela saúde pública com os interesses da classe empresária e trabalhadora. Assim, enfatizamos a solidariedade e o reconhecimento às políticas públicas implementadas pelo Governo do Estado, oposta a uma lógica individualista e desumana.
Medidas impopulares, como o toque de recolher, tão criticadas e questionadas, precisam ser enaltecidas neste momento! Elas são a única possibilidade de desafogar o sistema de saúde, que nunca experimentou tamanho caos. Afinal, aos governantes não cabe apenas agradar a população, mas cuidar dela e preservar o que há de mais fundamental: a vida.
O Governo do Estado do Paraná sempre esteve na linha de frente de situações calamitosas, somando com outras categorias, sobretudo nas políticas sociais vinculadas à Saúde. Precisamos, nesse momento, reafirmar nossos princípios e posicionamentos políticos. São muitos os desafios que encontram pela frente, considerando que as alternativas propostas pela gestão pública muitas vezes são questionadas como medidas para retirada ou redução de direitos.
Contudo, a administração pública paranaense não incorpora ideias salvacionistas, heroicas ou messiânicas, mantendo equilíbrio na administração da crise sanitária. Um olho na Saúde, outro na Economia. Estamos diante de um colapso da saúde com a insuficiência de recursos para atendimento de todas as demandas. Ainda assim, é preciso refletir para além da saúde, mantendo obras de infraestrutura e cuidando de diversos setores da Economia, especialmente o agronegócio, que está muito fortalecido.
Somamos coro à defesa das medidas tendentes à diminuição da propagação do coronavírus, mormente nesse momento em que corremos o sério risco de exposição a uma nova – e ainda mais terrível – cepa do vírus.
A ADJORI/PR se coloca à disposição do Governo para levar aos quatro cantos do Paraná suas orientações à população. É chegado o momento de darmos as mão em combate ao único inimigo em comum: o vírus. Que Deus nos abençoe.
ELÍZIO SIQUEIRA
Presidente da ADJORI/PR