A Guarda Municipal de Quatro Barras iniciou, no dia 24, uma série de ações de orientação para instruir motoristas sobre a restrição de circulação de caminhões de grande porte na região central da cidade.
A restrição está prevista no decreto municipal nº 2.827/2013 e é válida para caminhões com peso acima de dez toneladas, exceto quando o destino final da entrega estiver dentro do perímetro central. Do contrário, a circulação está proibida.
Na segunda-feira, os agentes da Guarda Municipal estiveram em ação na Avenida Dom Pedro II e também na Avenida São Sebastião, próximo ao Colégio Estadual Arlinda Ferreira Creplive, alertando sobre a necessidade de cumprimento do decreto.
Segundo o subcomandante da GM, Marcelo Duzanoski, a proposta é conscientizar motoristas para evitar autuações futuras.
Norma existe desde 2013
Desde 2013, quando o decreto foi instituído, a prefeitura instalou placas orientativas, sinalizando os limites de circulação para caminhões de grande porte. Mas hoje poucos respeitam a sinalização, evitando as rotas de desvio.
A ação da Guarda busca retomar a conscientização e também atende uma reivindicação de moradores, especialmente do bairro Jardim Patrícia, que sofrem com as avarias nas vias e nas residências, geradas pelo fluxo de caminhões.
A ação de orientação da GM terá duração até a próxima sexta-feira (28). A partir da segunda-feira (31), motoristas que descumprirem a legislação serão autuados.